5ª EDIÇÃO DE INVERNO DO VER-SUS OESTE CATARINENSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Thalia Zanesco Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Ressignificar. Interação. Multiprofissional. Extensão.

Resumo

Resumo: O VER-SUS (Vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde), teve sua primeira aparição no Rio Grande Do Sul em julho de 2002 realizado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, aos poucos a idéia foi amadurecendo e se tornou possível em todo território nacional passando a ser chamado de VER-SUS Brasil. Possui a parceria entre o Ministério da Saúde,movimentos estudantis principalmente dos cursos da área da saúde, secretarias municipais de saúde e instituições de nível superior, formando uma interação político social entre grupos dessa área, o projeto possui caráter estimulante na questão de mudanças sociais e ampliação da formação. Nesta perspectiva, o projeto tem o objetivo de qualificar futuros profissionais, permitindo ao acadêmico experimentar um novo espaço de aprendizado, conhecer o trabalho das organizações de saúde, entender como funciona o desenvolvimento das lutas dos setores do campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais com olhar crítico reflexivo, que lutem pelo pleno funcionamento do SUS. O seguinte trabalho relata a experiência de participação de uma acadêmica do curso de bacharelado em Ciências da Computação, no projeto VER-SUS Oeste catarinense. A vivência aconteceu no período de 15 à 22 de julho, consagrando a 5ª Edição de Inverno do VER-SUS Oeste catarinense, que ocorreu no município de Chapecó-SC, o mesmo possibilitou conhecer espaços da rede pública de saúde, nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Com imersão completa no projeto, as visitas aos espaços foram articuladas com discussões sobre o SUS, possibilitando ressignificar conceitos estudados,  bem como aprimorar o conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS, e seu real funcionamento. Além de momentos de estudo e visitas o projeto possibilitou inúmeros momentos de troca de experiência, discussões e trabalho em equipe na lógica da equipe multiprofissional.  A participação na edição de inverno de 2016 do VER-SUS buscou motivar os discentes participantes a tornar o debate uma fonte de novos conhecimentos, foram 7 dias de imersão, 60 viventes, 10 facilitadores, 8 membros da comissão organizadora, acadêmicos de 22 cursos de graduação de 3 estados diferentes,  um aglomerado de possibilidades, com o tema central “política, cidadania e cultura: respeito as diversidades”. Pode-se concluir que a importância do projeto transpassa as barreiras da universidade tendo em vista que a saúde vai além dos profissionais da área. O projeto VER-SUS mobiliza, estimula, e incentiva, e acende e ou revigora as energias mais significantes do ser humano, surpreende em todos os sentidos, supera todas as expectativas.

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Publicado

23-01-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura