SABERES NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS INCLUSIVAS

Autores

  • Cleusa Inês Ziesmann Universidade Federal da fronteira Sul - Cerro Largo/RS
  • Claudia Espindola Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS
  • Juliana Bieger Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões sobre o projeto “Saberes necessários na formação de professores para a construção de escolas inclusivas”, institucionalizado na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Cerro Largo. Atualmente a discussão sobre a formação de professores tem sido tema central de várias pesquisas e discussões entre pesquisadores e docentes preocupados com o processo formativo dos profissionais da educação. A prática de formação profissional é um processo que exige do profissional da educação, um olhar de criticidade sobre as suas representações pessoais, concepções, crenças e sobre o processo formativo na educação. Em virtude disso, a nossa pesquisa vem ao encontro dessas discussões, sobretudo, enfatizando reflexões sobre o processo de formação docente em uma perspectiva de educação inclusiva. O objetivo principal do projeto foi de analisar as situações de aprendizagem no espaço escolar através de atividades desenvolvidas na educação regular e a compreensão dos professores sobre a educação inclusiva em suas salas de aula e nos atendimentos educacionais especializados, como sendo um lugar social que todas as crianças com deficiências ocupam e estabelecem relações interpessoais com as outras crianças da turma. O presente estudo é de natureza qualitativa e se insere na modalidade de Estudo de Caso, conseguindo assim, reunir o maior número de informações de diferentes fontes para compreender a situação da formação, dentro de uma perspectiva de Educação Inclusiva, em um contexto escolar e descrevê-la em sua complexidade. Nesse contexto, realizou-se um questionário semiestruturado procurando identificar as ações em relação as atividades desenvolvidas na educação regular e a compreensão dos professores sobre a educação inclusiva em suas salas de aula e no Atendimento Educacional Especializado. A partir das análises de todo material podemos verificar que ao discutir os pressupostos da formação do professor em relação a educação inclusiva podemos assegurar um domínio adequado da ciência, da técnica e da arte da profissão docente, ou seja, é tratar da competência profissional do professor. Para tanto, se compreendermos assim a prática docente, como um processo de formação que se desenvolve ao longo de toda a carreira dos professores, o mesmo então requer a mobilização dos saberes teóricos e práticos capazes de propiciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação inclusão, para que os mesmos consigam investigar a sua própria atividade e, a partir dela, constituam os seus saberes em um processo contínuo.

Biografia do Autor

  • Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da fronteira Sul - Cerro Largo/RS
    Doutoranda na PUCRS – Escola de Humanidades. Professora de Libras na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Violência - GRUPEV (PUCRS), Grupo de Estudos e Pesquisa de Estudos sobre textos, ensino e cidadania e Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Movimentos e Instituições da UFFS de Cerro Largo/RS. Santa Rosa/RS-Brasil.
  • Claudia Espindola, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS
    Acadêmica de Letras na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS. Acadêmica voluntária no projeto. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Estudos sobre textos, ensino e cidadania. Cerro Largo/RS-Brasil. 
  • Juliana Bieger, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerro Largo/RS
    Acadêmica de Letras na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/RS. Acadêmica voluntária no projeto. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Estudos sobre textos, ensino e cidadania. Cerro Largo/RS-Brasil.

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Publicado

21-11-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino