IMPLANTAÇÃO DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO POR CONCESSÃO SUSTENTÁVEL NO SUDOESTE DO PARANÁ: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Economia pública, Segurança alimentar, EducaçãoResumo
Visando a permanência dos acadêmicos nas universidades, surgem programas de apoio aos estudantes, especialmente a aqueles que encontram - se em vulnerabilidade social. Estes objetivam a destinação de recursos para resolução de questões estudantis, dentre as quais a alimentação está inclusa. Para isso, os serviços a serem ofertados na Instituição estudada optou pela concessão sustentável com uma série de condicionalidades, um modelo inexistente no Brasil, e que se baseou no caráter social da própria instituição. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a análise do termo de referência da concessão sustentável não-onerosa praticada entre uma universidade do sudoeste paranaense e uma empresa cessionária, visto que esta é a primeira experiência deste modelo de concessão. Avaliou-se esta investida a partir do olhar da nutricionista responsável técnica do local e das estagiárias do curso de Nutrição da universidade em questão, bem como da professora nutricionista orientadora de estágio. Além disso, utilizou-se pesquisa documental, a fim de subsidiar os aspectos abordados. A partir da análise do termo de referência, percebeu-se que há concessão sustentável não onerosa da área física e equipamentos para a empresa cessionária fica isenta dos valores de aluguel, água, energia elétrica e internet. No entanto, deve produzir e distribuir as refeições, com o fornecimento de insumos, materiais, mão de obra e custeio de telefone, manutenção da área física concedida, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Assim, percebeu-se que, com exceção dos custos com manutenção, os demais beneficiam a cessionária. A partir deste contexto foi possível observar que os custos da cessionária são diretamente proporcionais as suas responsabilidades, e o volume de refeições contratual é superior a demanda local, tornando – se insuficiente para cobrir os custeios sob encargo da cessionária, sobretudo no que tange a manutenção predial e de equipamentos, levando em consideração a qualidade destes últimos, uma vez que requerem manutenção freqüente e são provenientes de licitação por menor custo. No que se refere ao cardápio, a cessionária apresenta dificuldades na implementação das compras sustentáveis.
Referências
ABREU, E. S. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. ed. 4. São Paulo: Editora Motta, 2011.
ALMEIDA, J. C. S. Avaliação da implementação do PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFPR: Impactos e resultados para graduandos com fragilidade socioeconômica. Dissertação Programa de Metrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, 2013.
ANDRADE, R. R.; SILVA, J. E. S. Termografia aplicada da manutenção preditiva de sistemas elétricos. Rev. Inovação tecnológica, v. 5, n. 1, 2015.
ANJOS, F. C.; BECKER, C. Agricultura familiar e mercados institucionais: o desenvolvimento como liberdade. RevEcon, 2014; 45 (supl. especial): 92-101.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Brasília, 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI.
FREGATTI, C.; OLIVEIRA, D. C.; SILVA, J. G. F. Sistema de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos hospitalares. Rev. Online UniRV, v. 1, N. 1, 2015. Disponível em: <http://revistas.unirv.edu.br/revista/index.php/unirvonline/article/view/24>. Acesso em: 29 jun. 2016.
GOMES, S. M. S.; GARCIA, C. O. Controladoria ambiental: gestão social, análise e controle. São Paulo: Atlas, 2013.
GUILHOTO, J. J. M.; SILVEIRA, F. G.; ICHIHARA, S. M.; AZZONI, C. R. A importância do agronegócio familiar no Brasil. RER, v. 44, n. 3, p. 355-82, 2006.
MELO, C. O.; SILVA, G.H. Desenvolvimento rural dos municípios da região sudoeste paranaense: uma proposta de medida através da análise fatorial. Organizações Rurais & Agroindustriais 2014; 16(1): 33-45.
PERETTI, F.M. A gestão pública na Universidade Federal da Fronteira Sul: um estudo de caso [mestrado]. Chapecó: Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ; 2014.
SCHNEIDER, S.; FERRARI, D. L. Cadeias curtas, cooperação e produtos de qualidade na agricultura familiar - o processo de relocalização da produção agroalimentar em Santa Catarina. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 17, n. 1, p. 56-71, 2015.
UFFS. Pregão Eletrônico nº 47/2013. UFFS, 2013.
UFFS. Pregão presencial nº 30/2015. Termo de referência: Concessão sustentável. UFFS, 2015.
UTFPR. Pregão eletrônico nº 12/2013. Licitação pregão eletrônico. UTFPR, 2013.
VASCONCELOS, N. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao londo da história da educação superior no Brasil. Revista Ensino Em-Revista. 2010; 17 (2): 599-616.
WARKEN, I. L. M.; HENN, V. J.;ROSA, F. S. Gestão da sustentabilidade: um estudo sobre o nível de sustentabilidade socioambiental de uma instituição federal de ensino superior. Rev de Gestão, Finanças e Contabilidade. 2014; 4(3): 147-66.
WEBER, J.;MACHADO, N. S.;SEHNEM, S. Licitações públicas sustentáveis: o caso da restaurante universitário da Universidade Federal da fronteira Sul - UFFS. Engema: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.