PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CANTAGALO –PR

Autores

  • Andrea Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Maria Helena Prestes UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • VANUZA STEFANSKI BUSKIEVICZ UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • CEYÇA LIA PALEROSI BORGES UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Palavras-chave:

Planejamento. Segmento farmacêutico. Competitividade.

Resumo

Ao passar do tempo a gestão estratégica deixou de ser uma opção para as empresas, tornando-se uma ferramenta obrigatória para que a mesma possa se manter no Mercado. As vantagens competitivas em um universo altamente interativo/globalizado é um fator importante para a sobrevivência da organização no segmento em que ela opera. Logo, a existência de alguns mecanismos, passa a ser fundamental para o alcance dessas vantagens. Verifica-se a importância da gestão estratégica, no entando, é visível que muitas empresas, principalmente, microempresas não conseguem realizá-la. Portanto, o objetivo desse trabalho é realizar um planejamento estratégico para a farmácia Bom Jesus do município de Cantagalo – PR, situada no município de Cantagalo – PR. Pois se entende que este é um passo fundamental para um gestão que abranja todas as áreas da organização. Para isso realizou-se uma análise dos ambientes que envolvem a farmácia, possibilitando o diagnóstico das ameaças, oportunidades, forças e fraquezas, para posteriormente ser realizado o levantamento das estratégias. A metodologia utilizada foi de forma aplicada, documental e para a explanação dos resultados utilizou-se a matriz SWOT, matriz cruzada, matriz de posicionamento e por fim a ferramenta 5W2H para elaboração das estratégias. Os resultados mostram que a farmácia segue uma característica dos empreendimentos locais que é possuir pouco ou nenhum controle e as áreas que compõem a organização são vistas como preocupações secundárias.

Downloads

Publicado

03-10-2016

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino