OFICINA DE PRODUÇÃO ESCRITA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO

Autores

  • Alice Dionizio Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Amanda Ferronatto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Cleide Trapp Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Elisete Dessbesel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Laura Soares Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Maria José Laiño Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Roselaine Cordeiro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

escrita acadêmica, estratégias de produção textual, gêneros textuais.

Resumo

Este trabalho tenciona apresentar as experiências, bem como metodologias, estratégias e resultados, vivenciadas no projeto de extensão “Oficina de Produção Escrita”, aprovado pelo Edital nº 804/UFFS/2014, iniciado no ano de 2015 e finalizado no ano subsequente, 2016. O projeto teve como principal objetivo a apresentação aos estudantes participantes de algumas estratégias de produção escrita, baseadas nos estudos do linguista textual espanhol Daniel Cassany (1995; 2008; 2010). Esteve sob a coordenação e orientação da professora Maria José Laiño e contou, ao todo, com a atuação de seis alunas do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol, do Campus Chapecó. Os encontros semanais da Oficina destinaram-se ao estudo de gêneros textuais acadêmicos, com avaliação continuada da aprendizagem dos participantes, por meio de suas produções escritas, as quais eram produzidas em mais de uma versão, mantendo, dessa forma, após a correção, um retorno ao estudante sobre as suas principais dificuldades. No que concerne à didática explorada no curso, baseada no processo, oferecia-se subsídios para a produção dos gêneros resumo e resenha, que consistiam em técnicas pré-textuais, de escrita, de correção e de reescrita. O curso, com duração semestral, contemplou acadêmicos da UFFS auxiliando-os a desenvolver conhecimentos linguísticos e discursivos através do trabalho com gêneros textuais escritos recorrentes no contexto acadêmico, ampliando a visão dos alunos para além do foco na gramática, mas também o cuidado com relação aos marcadores discursivos, elementos conectivos e adequação lexical às situações comunicativas. Também contemplou alunos do 3º ano do ensino médio do EEB Marechal Bormann de Chapecó, com o objetivo de auxiliar na prática de escrita, levando em consideração a redação da prova do ENEM. Os estudantes que participaram da oficina relataram, ao final de cada semestre, que as estratégias apresentadas durante o semestre ajudaram na produção textual de seus trabalhos acadêmicos. Os questionários de avaliação das aulas, do material e da postura das ministrantes também trazem respostas bastante positivas. Além disso, as atividades da Oficina também propiciaram espaço para a prática docente às ministrantes das aulas, graduandas de licenciatura.

Biografia do Autor

  • Alice Dionizio, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol
  • Amanda Ferronatto, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol
  • Cleide Trapp, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol
  • Elisete Dessbesel, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol
  • Laura Soares, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol
  • Maria José Laiño, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Professora Doutora, Estudos da Tradução
  • Roselaine Cordeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Estudante do Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol

Downloads

Publicado

23-01-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura