ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ATUAÇÃO DO DISCENTE DE ENFERMAGEM NA REALIDADE DO SERVIÇO

Autores

  • Camila Zanesco Universidade federal da Fronteira Sul
  • silvia silva de souza Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Kauiara Possamai Hospital Regional do Oeste
  • Kátia Lilian Sedrez Celich Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Sandra Marin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Tatiana Gaffuri da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Enfermagem. Gerenciamento da prática profissional. Sala de recuperação hospitalar.

Resumo

Resumo: O estágio curricular supervisionado (ECS) compõe a matriz curricular do curso de bacharelado em enfermagem ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Desta forma, caracteriza-se por ser um momento de imersão na realidade dos serviços, onde o estudante vivencia o real papel do enfermeiro e desenvolve de modo integral as quatro dimensões em que se balizam a atividade deste profissional: assistência, gerência, pesquisa e educação. Nesta perspectiva, a atenção está voltada para a formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, o que possibilita a formação qualificada e ética. As atividades teórico-práticas ocorrem sob a supervisão indireta de um professor da UFFS e com supervisão direta do (a) enfermeiro (a) de determinado campo de estágio. Este trabalho objetiva relatar a vivencia da estudante de graduação em enfermagem no ECS. A estudante foi direcionada a Sala de Recuperação Pós Anestésica (SRPA) para acompanhar as atividades desenvolvidas pela enfermeira deste setor. Nesta unidade a assistência é desenvolvida pela equipe de enfermagem, visando a pronta recuperação do paciente. Assim, demanda do profissional enfermeiro (a) um vasto conhecimento teórico, técnico-científico e raciocínio crítico, acerca de múltiplas doenças e procedimentos, bem como no que tange às relações interpessoais e dimensões éticas que permeiam a profissão. Estar neste ambiente possibilitou adquirir maior compreensão de como resolver situações que demandam do enfermeiro tais competências, entre elas a capacidade de tomada de decisões, possibilidade de participação na solução de conflitos, liderança e motivação da equipe, gerenciamento de recursos e materiais entre outras. Estas observações possibilitaram ao estudante relacionar as temáticas desenvolvidas no componente de gestão e a atuação do profissional no serviço. Também proporcionou o desenvolvimento das habilidades técnicas gerenciais e ações de educação em saúde. O ECSI por abranger extenso período de tempo, possibilita a criação de vínculo e confiança mútua entre a equipe e o estagiário, facilitando e tornando-o mais produtivo.  Sendo desenvolvidas atividades nos quatro eixos de formação, assistência, gerência, pesquisa e educação. Desta forma, durante a permanência no setor são elencadas a partir do diagnóstico situacional possíveis ações para o período, instigando no discente o olhar crítico e reflexivo, a capacidade para a pesquisa e o estímulo para buscar novos conhecimentos e criar soluções e ou adaptações. A realização do estágio permitiu vivenciar a dimensão do cuidado no ambiente hospitalar, aperfeiçoar técnicas exclusivas do profissional enfermeiro (a), entender e desenvolver processos gerenciais, bem como desenvolver integralmente as atividades conhecidas durante a graduação que são de responsabilidades do enfermeiro

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Publicado

09-10-2016

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino