FORMAÇÃO DE PROFESSORES E UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Formação de professores, Docência, ConcepçõesResumo
Este estudo analisa algumas falas de professores da área de língua portuguesa que atuam na educação básica, coletadas no decorrer das atividades do projeto de extensão “Formação continuada – ensino de língua portuguesa em discussão”, realizado pelo Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS, campus Chapecó-SC. Nesses recortes discursivos estão presentes informações acerca da visão dos professores em atuação sobre o papel da universidade tanto na formação inicial quanto na formação continuada de docentes, bem como suas concepções acerca dos objetivos da aula de língua portuguesa no ensino fundamental e médio e foram analisados com base nos pressupostos teóricos presentes em documentos oficias que orientam sobre o ensino de Língua Portuguesa, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular de Santa Catarina. Na análise, destaca-se a percepção dos docentes em atuação sobre o distanciamento entre a universidade e as escolas de educação básica, o que implica no não reconhecimento, muitas vezes, das dificuldades e desafios do cotidiano escolar e do trato dessas questões durante a formação inicial docente e na proposição de políticas de formação continuada voltadas para tal. Atrelado a isso, destaca-se a preocupação com a relação entre teoria e prática, já longa e exaustivamente discutida, mas sempre presente no imaginário e ideário docente, sinalizando para um conflito ainda a ser superado durante a formação inicial e continuada de docentes. Como proposta de intervenção, a sugestão que emerge desses mesmos discursos é a de se buscar na prática cotidiana do professor a reflexão e a problematização que possibilitem a identificação dos conhecimentos necessários para que se possa instrumentalizar teoricamente o docente em atuação.
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2008.
GEDOZ, Sueli. Articulações entre currículo e formação continuada: desafios do processo de ensino. In: APARICIO Ana Silva e SILVA, Silvio da (org.). Ensino de língua materna e formação docente: teoria, didática e prática. Campinas, SP: Pontes, 2013.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1982.
MANDRICK & TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: língua portuguesa para estudantes universitários. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular. Florianópolis: SED, 1998.
SOARES, Kátia C. Dambiski. A formação continuada dos professores da escola pública: algumas possibilidades na organização do trabalho pedagógico. Rev, Chão da Escola/SISMMAC/out. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.