APLICAÇÃO DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO COMO FERRAMENTA DECAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Djeferson Alessandro Cortes de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Dionéia Dalcin Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Vanessa Unfried Fenner Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Empresa Júnior, Marketing, Pesquisa Mercadológica

Resumo

Tendo em vista a nova experiência proporcionada aos discentes através da criação da empresa júnior do curso de administração, denominada Integração Júnior, bem como as atividades realizadas àqueles participantes da empresa júnior, este projeto de extensão propôs o desenvolvimento de atividades de capacitação aos acadêmicos do curso de administração, bem como membros da comunidade externa, interessados na temática da pesquisa mercadológica como ferramenta de trabalho na consultoria empresarial. O desenvolvimento deste projeto de extensão teve como objetivo o aperfeiçoamento dos participantes no tema abordado, auxiliando no desenvolvimento de habilidades para elaborar e desenvolver pesquisas em administração. O projeto foi desenvolvido através de um curso, cuja ideia principal era proporcionar aos participantes uma melhor compreensão do que é uma pesquisa mercadológica, quais os tipos de pesquisas existentes, formas de realizar pesquisa, elaboração de instrumentos para coleta de dados (questionários, roteiros de entrevistas, roteiros de observação, etc.) e técnicas de análise dos dados, a fim de que prestem trabalhos à comunidade com eficiência e efetividade, complementando o aprendizado já realizado em sala de aula. Esta capacitação voltada à área de marketing permitiu um melhor serviço de consultoria no que tange as atividades de pesquisa de mercado, pesquisa de opinião e top of mind. Além disso, o projeto contou com o suporte aos consultores quanto ao desenvolvimento das consultorias junto às empresas, cabendo aos professores do curso de Administração, coordenadores e participantes deste projeto, orientar os alunos no desenvolvimento dessas atividades. A realização do projeto ocorreu em seis módulos de execução, concebidos a partir de workshops. Teve início no mês de Abril de 2015 e término em Julho de 2016. Para a realização dos módulos, foram utilizados material didático, estudos de caso e atividades práticas de elaboração de instrumentos de coleta e análise de dados. Foram elaborados questionários avaliativos nos primeiros módulos com o intuito de aprimorar os módulos seguintes de acordo com a opinião dos participantes. Ao final do projeto foi possível observar que houve grande participação dos discentes do curso, bem como interesse dos acadêmicos em relação à temática. Ainda, as consultorias tornaram-se importantes para a empresa júnior e os objetivos propostos foram alcançados.

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Publicado

19-01-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura