OUTRAS PERSPECTIVAS PARA RELAÇÃO ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E O PROFESSOR DE CIÊNCIAS

  • Solange Maria Piotrowski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Investigação-ação, Ensino de Ciências, Formação Continuada, Diário de Bordo.

Biografia do Autor

Solange Maria Piotrowski, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Licencianda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, bolsista do PETCências e pesquisadora na área do Ensino.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professor Adjunto. Doutor em Educação nas Ciências, Coordenador do PIBIDCIências – Bolsista CAPES.Pesquisador Líder do GEPECIEM – UFFS, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Referências

CASSAB, Mariana; MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático, p. 1-24, Universidade Federal de Minas Gerais, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 10, núm. 1, junho, 2008.

FERNANDES, Ana Carolina Lima; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; KIEREPKA, Janice Silvana Novakowski. Revista de Ciências Humanas: Práticas Pedagógicas no Livro didático de Ciências no Ensino Fundamental. p. 111-122. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Organização: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação. V. 13, n. 20(jun. 2012) – Frederico Westphalen: Ed. URI, 2012.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia. A produção do ensino e pesquisa em educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia. Campinas: [s.n], 1993. (Tese de doutoramento, UNICAMP

GÓES, Maria Cecília Rafael de. A Abordagem Microgenética na Matriz Histórico-Cultural: Uma Perspectiva para o Estudo da Constituição da Subjetividade. Cadernos Cedes, ano XX, nº 50, Abril/00

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Investigação-Formãção-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curutiba: Prismas, 2013. (Tese de Doutorado)

IBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores; tradução Juliana dos Santos Padilha, - Porto Alegre : Artned, 2010.

MEGID, Jorge Neto; FRACALANZA, Hilário. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. p. 147-157, Ciência & Educação, v. 9, n. 2, 2003.

Publicado
30-10-2013
Seção
Campus Cerro Largo- Iniciação Científica UFFS