INFLUÊNCIA DE FRAGMENTOS FLORESTAIS NA DINÂMICA DOS ATROPELAMENTOS DE FAUNA EM RODOVIAS NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

  • Cassiane Kolcenti Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Tiago Rezzadori Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jéssica Mulinari Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Siane Camila Luzzi Universidadde Federal da Fronteira Sul

Biografia do Autor

Cassiane Kolcenti, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

 

A compreensão das relações entre as estradas e o ambiente é, em essência, uma área de pesquisa multidisciplinar e de grande aplicabilidade. Neste sentido, a análise da paisagem no entorno da rodovia é de extrema importância para o conhecimento sobre os hábitos de vida das espécies que são atropeladas. Essa análise deve considerar vários fatores da paisagem na qual as espécies estão inseridas, dentre eles a presença de fragmentos vegetais. Assim, a identificação dos locais com maior número de atropelamentos e a identificação das características da paisagem no entorno das rodovias pode servir para proposição de medidas que visem à redução da perda de diversidade por atropelamento. O objetivo deste estudo foi verificar possíveis relações entre os atropelamentos de fauna e os fragmentos florestais no entorno da rodovia. O estudo foi realizado em dois trechos de 12 quilômetros nas rodovias RS-331, entre os municípios de Erechim e Gaurama e RS-420, que liga Erechim ao município de Aratiba, na região norte do Estado do Rio Grande do Sul. A região do estudo está situada dentro dos domínios do bioma Mata Atlântica, caracterizado por uma vegetação ombrófila densa e clima subtropical úmido. Para quantificar os atropelamentos utilizamos o método de amostragem veicular. A equipe, de no mínimo dois e no máximo três observadores, percorreu os trechos de carro, nos dois sentidos, com velocidade média de 50 km/h. As amostragens foram realizadas em três dias consecutivos por mês, com intervalos de no mínimo 20 e no máximo 30 dias entre as amostragens, de agosto 2012 a julho 2013. Para cada indivíduo de ave, mamífero ou réptil encontrado atropelado foi feito o registro fotográfico, do local (georreferenciado) e a remoção do indivíduo da pista ou acostamento para não ocorrer duplicação dos dados. Foram estabelecidos transectos de 1 km a cada 500 metros em cada trecho amostral (com sobreposição de 500metros). Para cada transecto foram quantificados os atropelamentos e comparados com as características da paisagem no entorno. Encontramos 115 animais atropelados, sendo 47 foram aves, 34 mamíferos e 34 répteis. No trecho Erechim-Gaurama, encontramos 65 indivíduos, de 19 espécies. No trecho Erechim-Aratiba foram 50 indivíduos de sete espécies diferentes. Houve diferença entre os trechos quanto aos grupos afetados: répteis prevaleceram no trecho Erechim-Aratiba e aves predominaram no trecho Erechim-Gaurama. Os poucos registros nos transectos com predomínio de fragmentos florestais em Erechim-Gaurama indicam que a hipótese que, em trechos com maior quantidade de fragmentos florestais as taxas de atropelamentos seriam maiores, não se aplica a este trecho. Outros fatores podem estar influenciando o número de atropelamentos. Recursos alimentares, como grãos disponíveis ao longo da rodovia podem servir de atrativo para fauna de aves e pequenos mamíferos. Em Erechim-Aratiba a paisagem no entorno é caracterizada pelo predomínio de fragmentos florestais, intercalados com áreas cultivadas. Aparentemente, em regiões com vegetação preservada e distribuída homogeneamente no entorno da rodovia, os atropelamentos tendem a ser, da mesma forma, mais distribuídos que em locais onde os fragmentos estão concentrados e/ou separados de áreas descaracterizadas.

 

Publicado
21-10-2013
Seção
Campus Erechim - Iniciação Científica PROBIC/Fapergs