REFLEXÕES ACERCA DA INICIAÇÃO A DOCENCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Formação Inicial. Diário de Bordo. Escrita-Reflexiva.Referências
ALMEIDA, E. C. S; ANDRADE, J. M.; BRASILINO, M. G. A. e FONSECA, M. G. A contribuição do PIBID/UFPB na formação inicial de alunos de licenciatura em química. Encontro Nacional de Ensino de Química, 15. Anais... Brasília, 2010. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0851-2.pdf. Acesso em abr. 2012.
BRAIBANTE, M. E. F; WOLLMANN, E. M. A Influência do Pibid na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola. QNE, Vol. 34, N° 4, p. 167-172, Nov/2012.
DARSIE, M. M. P; CARVALHO, A. M. P. O início da formação do professor reflexivo. V.22, N° 2, p. 90-108, São Paulo R. Fac. Educ. Jul/Dez 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALIAZZI, M. do C. Educar pela pesquisa: Ambiente de formação de professores de Ciências. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressuposto. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. do R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997.
PERSON, V. A; BULLING, N. F; GÜLLICH, R. I. C. Ciclos formativos no Ensino de Ciências. Aerebiosul- 2013. Disponível em http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/poster/1337660 Vanessa Aina Person.pdf. Acesso em 19 de março de 2015.
RODRIGUES LOPÉZ, M. J. Formación de professores y prácticas de enseñanja um estúdio de caso. España: Universidad de Huelva, 1995.

