A EXPERIÊNCIA DE ACESSO AO SISTEMA DE SAÚDE EM OUTRO PAÍS: REFLEXÕES ESTUDANTIS NA AUSTRÁLIA E NO BRASIL

Autores

  • Ariane Sabina Stieven Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudio Claudino da Silva Filho UFFS
  • Denise Consuelo Moser UFFS

Palavras-chave:

Enfermagem, Cooperação internacional, Intercambio Educacional Internacional, Internacionalidade

Biografia do Autor

  • Ariane Sabina Stieven, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, extensão, visita domiciliar, equipe e cuidado. Bolsista do programa "Ciências sem Fronteira" no período de 08/2013 a 12/2014 na Universidade de Wollongong na Austrália.
  • Cláudio Claudino da Silva Filho, UFFS
    Professor Assistente (efetivo) de Gestão em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área de concentração Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem , Linha de Pesquisa "Formação e desenvolvimento profissional na saúde e na enfermagem", Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Área de Concentração "Gênero, Cuidado e Administração em Saúde", Linha de Pesquisa "Mulher, Gênero e Saúde", Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Especializando em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Integrante/Pesquisador dos Grupos Violência, Saúde e Qualidade de Vida (EE-UFBA), "Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde" (EDEN/PEN/UFSC), "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF), e "Educação Ambiental Interdisciplinar" (UNIVASF), todos vinculados ao CNPq. Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Gestão em Saúde, e Atenção Integral à Saúde da Mulher, com enfoque no monitoramento e avaliação de políticas públicas, sociais e de saúde voltadas para prevenção de violências e estímulo à cultura de paz. Vencedor por dois anos consecutivos do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos (2008 e 2009), publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 11/03/08 e 04/03/09, e concedido pelo Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias Especial da Mulher e da Educação, em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Foi Professor Substituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Coordenador do Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura de Paz de Juazeiro-BA, Coordenador de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do mesmo município, Representante desta Secretaria no PRÓ/PET-SAÚDE UNIVASF, e Conselheiro Municipal da Mulher e da Juventude, sendo representante titular desta pasta nestes conselhos. Além disso, foi até Novembro de 2013, Representante do Laboratório de Pesquisas de Praticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/IMS/UERJ) no Sítio Avançado Nordeste na Incubadora da Integralidade do Vale do São Francisco (parceria LAPPIS/UERJ, SMS Juazeiro e UNIVASF). É parecerista AD HOC convidado do periódico científico Gestão & Saúde , Órgão oficial de divulgação científica do Núcleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos NESPROM do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Bolsista Servidor da FAPEU/UFSC e colaborador convidado do curso de Especialização em Atenção Básica (UNA SUS/UFSC) para o Programa Mais Médicos e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde, e Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFFS. (Texto informado pelo autor)
  • Denise Consuelo Moser, UFFS
    Doutoranda em Educação - turma 2013, Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, na linha de Ensino e Formação de Educadores (EFE), com projeto sobre a "Corporeidade e Cuidado no processo de formação das enfermeiras", sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria Borges de Sousa. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), linha: Currículo, com Tema: A relação teórico prática na formação do curso de Enfermagem, Título de Especialista em Centro Cirúrgico, CME e Sala de Recuperação pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico - SOBECC (2009), Especialista em Infectologia pela UNIVILLE (2000), Graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (1993). Professora na Universidade Pública Federal desde 2009, iniciando na UFES - ES e atualmente Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Na Extensão, colaboradora do Programa de Educação Permanente UFFS/MEC, em "Processo de Morte e Morrer" e com projetos de Extensão na área de formação. Integrante do Grupo de Pesquisa NUVIC - NÚCLEO VIDA E CUIDADO: ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIAS. Atua na área do cuidado de Enfermagem Perioperatória (Centro Cirúrgico, CME e SRA e Controle de Infecção), formação na Enfermagem e processos pedagógicos de aprendizagem. E-mail: denise.moser@uffs.edu.br (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

01-10-2015