A RELAÇÃO DO MENTOR PEDAGÓGICO COM A EQUIPE DIRETIVA: UMRECORTE DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Gestão escolar, Mentoria pedagógica, Coordenação pedagógicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um recorte de uma das práticas desenvolvidas
ao longo do Estágio Curricular Supervisionado - Gestão Escolar requisito do curso de
Pedagogia – Licenciatura da UFFS/Campus Erechim. O estágio foi desenvolvido em uma
Escola Estadual localizada na cidade de Erechim. A prática mencionada consistiu em uma
roda de conversa, tendo como integrantes a coordenadora pedagógica e a vice-diretora do
turno da noite, ambas da escola, o professor orientador do estágio pela UFFS e a estagiária. O
tema principal que norteou a conversa foi como o mentor pedagógico, que comparece na
escola uma vez por semana, se relaciona com a equipe diretiva. Ao longo da conversa, foi
possível notar que na visão da coordenadora e da vice-diretora a presença do mentor
pedagógico facilita o trabalho da equipe diretiva. Por sua vez, explicitaram que para os
professores, a opinião é contrária, pois o mentor acaba sobrecarregando-os com mais
demandas, principalmente, com o preenchimento de planilhas. Apesar dos avanços apontados
pela coordenação da escola, alguns desafios foram apontados no que se refere a intervenção
da mentoria. No início da implantação, houve troca frequente de mentores, prejudicando a
continuidade do trabalho. Além disso, as professoras relataram a sobrecarga de demandas
burocráticas, como a elaboração e correção de planos de aulas em prazos curtos, também do
preenchimento de planilhas e a necessidade participação em atividades fora do horário de
aula. Ademais, não é a presença do mentor pedagógico que gera impacto direto, mas o
aumento das exigências administrativas e burocráticas. Outro aspecto discutido foi a
dificuldade de realizar o acompanhamento pedagógico. Todavia, a equipe diretiva procura
manter contato sistemático com os alunos, identificando dificuldades que influenciam a
frequência e o rendimento, além de organizar atividades remotas via Classroom. Em síntese, a
mentoria pedagógica tem fortalecido a gestão e apoiado a coordenação na “cobrança” aos
docentes no que se refere à postagem dos planos de aula e ao preenchimento das planilhas no
sistema da SEDUC. O entendimento é o de que o trabalho da mentoria pedagógica é
tradicional, com característica técnica e burocrática, marcado por orientação hierárquica e
forte cobrança para o fornecimento de dados apenas quantitativos. Desse diálogo fica o
questionamento: até que ponto a mentoria pedagógica, conforme o site da SEDUC, cumpre
com a sua finalidade de “qualificar e fortalecer a gestão da aprendizagem nas escolas
estaduais, através do acompanhamento e apoio técnico-pedagógico aos diretores e equipes
escolares”?
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