A LUDICIDADE EM AÇÃO: A PRODUÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Patricia Baldissera Colégio Estadual Professor Mantovani
  • Sameli Cristina Barella Gauze Colégio Estadual Professor Mantovani.
  • Laura Karolina Ribeiro dos Santos UFFS

Palavras-chave:

jogos; ludicidade; aprendizagem.

Resumo

A elaboração e confecção de jogos na escola representa uma estratégia pedagógica eficaz no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Por meio da criação de jogos educativos, os educadores conseguem integrar o lúdico ao conteúdo curricular, tornando as aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas. Essa prática estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional dos alunos, ao mesmo tempo em que favorece a criatividade, a cooperação e a resolução de problemas. A confecção de jogos com materiais acessíveis permite a personalização dos recursos pedagógicos, atendendo às necessidades específicas de cada turma e promovendo a inclusão. Este estudo então, tem por objetivo, auxiliar o processo de alfabetização de forma lúdica e significativa, por meio da elaboração e uso de jogos educativos, estimulando a leitura e a curiosidade através de atividades interativas que integrem o brincar ao aprender. Ao utilizar o jogo como ferramenta de ensino, a escola evidenciou a ampliação das possibilidades de aprendizagem e proporcionou um ambiente mais motivador e participativo, no qual o brincar é reconhecido como um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança. Dessa forma, os jogos na escola deixam de ser apenas recreação e passam a ser ferramentas pedagógicas essenciais, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e prazeroso. O presente estudo evidenciou a importância da elaboração de jogos pedagógicos como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa e da prática, constatou-se que os jogos, quando bem planejados e aplicados, contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, além de tornarem as aulas mais dinâmicas e motivadoras. A confecção dos jogos possibilitou uma maior aproximação dos conteúdos curriculares à realidade dos estudantes, promovendo o aprendizado de forma lúdica, significativa e inclusiva. Também ficou claro que a utilização de materiais simples e acessíveis não compromete a eficácia dos jogos, reforçando a viabilidade dessa prática em diferentes contextos escolares. Dessa forma, conclui-se que os jogos pedagógicos não apenas enriquecem o trabalho docente, mas também fortalecem o envolvimento dos alunos com o conhecimento, sendo uma estratégia valiosa a ser cada vez mais explorada no ambiente educacional.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim