PET PREPARA: CURSINHO PREPARATÓRIO PARA ENEM/VESTIBULAR
Palavras-chave:
cursinho, Ensino Médio, inclusão, transformação social, acesso ao ensino superiorResumo
Estudantes oriundos de zonas rurais ou comunidades urbanas periféricas sempre enfrentaram diversas barreiras para acessar o ensino superior, a pandemia do coronavírus, por sua vez, restringiu ainda mais as perspectivas de ingresso em um curso de graduação, devido à diminuição do contato com o ambiente escolar e à precarização do ensino a partir desse período, sendo um agravante considerável para a fragilização de pessoas já marginalizadas. Nesse contexto, surge o PET PREPARA, projeto do Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza. Atualmente em sua terceira edição, o cursinho é destinado a estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas, sem condições de frequentar cursos preparatórios particulares. Nessa perspectiva, o projeto oferece aulas expositivas de uma hora, três vezes por semana (terça, quinta e sábado), contemplando ciências humanas, da natureza, exatas, língua estrangeira (inglês e espanhol) e redação. Os professores selecionam os principais temas necessários para um bom desempenho no ENEM e demais vestibulares, elaboram o material didático e estimulam a participação e discussão entre os alunos. Além disso, são aplicados simulados bimestrais, seguindo a metodologia da prova original, para acompanhar o rendimento e preparar os estudantes de forma integral — física, mental e emocionalmente. Ademais, por meio de análise dos resultados referentes a cada aluno, percebeu-se notório aprimoramento das notas da prova objetiva e redação, consequentemente, culminando na aprovação em instituições de ensino superior, inclusive a UFFS. Em suma, o PET PREPARA vai além de um cursinho preparatório, sua relevância se manifesta na articulação do tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão. Por meio do ensino, o projeto oferece conteúdo e orientação a estudantes do Ensino Médio, enquanto a extensão se concretiza na atuação direta junto à comunidade, levando o conhecimento acadêmico para fora dos muros da universidade. Essa ação fomenta, ainda, a pesquisa, ao possibilitar o levantamento de dados para áreas como a Educação, Medicina Veterinária, dentre outras. Por fim, o projeto demonstra a importância de programas voltados para a transformação social, mas também promove um impacto significativo na própria formação acadêmica dos discentes da UFFS. Assim, a troca de experiências com os estudantes do cursinho, que carregam uma realidade social marcada por uma intersecção de preconceitos (de raça, gênero, condição social e, sobretudo, pela invisibilização) em sua trajetória, enriquece a perspectiva dos futuros profissionais, tornando-os mais sensíveis e engajados. Portanto, o PET PREPARA não apenas oportuniza o acesso à
educação superior pública e de qualidade, mas também cumpre a missão de formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade, capazes de promover mudanças e construir pontes para um futuro mais justo e equitativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda Hauch Pinto Tristoni, Gabriella Alessandra Camilo, Adalgiza Pinto Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

