JOGOS E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ludicidade, Cooperação, Matemática.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para a formação de docentes que propõe o contato dos estudantes com a escola-campo logo no início do curso. No nosso caso, o curso de Pedagogia. Na Escola Estadual Haidée Tedesco Reali, em Erechim, os bolsistas do PIBID desenvolveram uma atividade de matemática com as turmas do segundo ano do ensino fundamental. A proposta buscou integrar conteúdos já trabalhados em sala de aula a uma metodologia lúdica, favorecendo a aprendizagem significativa. A base teórica apoiou-se em Vygotsky (2007), para quem, ao brincar, a criança consegue desenvolver a motricidade e a internalização das regras, e, muitas vezes, a criança precisa da mediação do adulto para adquirir e organizar o conhecimento. Para a atividade, foi elaborado um cartaz ilustrado com uma pista de corrida, em que cada parada apresentava uma operação matemática construída de acordo com os conteúdos estudados ou em processo de estudo, funcionando como revisão e reforço. Os estudantes foram organizados em grupos, representados por carrinhos que percorriam a pista. Para avançar, cada grupo precisava resolver corretamente a operação indicada, o que estimulava o raciocínio lógico-matemático e a cooperação entre os colegas. Todos os alunos participaram de forma ativa, e cada criança teve a oportunidade de empurrar o carrinho do grupo, acompanhando o progresso coletivo da corrida. Diante de dificuldades, os pibidianos atuaram como mediadores, incentivando a reflexão, auxiliando no uso de diferentes estratégias de cálculo, como a contagem nos dedos, e valorizando a superação dos desafios. A atividade destacou-se pela criatividade e pelo entusiasmo dos estudantes, que se mostraram motivados e colaborativos. Mais do que concluir a corrida, o objetivo principal consistia em valorizar o processo de aprendizagem, o respeito às regras e a ajuda mútua entre os colegas. Observou-se que as crianças compartilhavam ideias, celebravam conquistas coletivas e demonstravam espírito de cooperação, o que reforçou a importância da dimensão social no aprendizado. Além dos benefícios proporcionados aos alunos, a experiência representou também um momento de grande relevância para a formação das acadêmicas do PIBID. A vivência prática permitiu compreender que estratégias diferenciadas tornam o ensino da matemática mais acessível, dinâmico e motivador, evidenciando que a ludicidade é uma ferramenta pedagógica potente para envolver os estudantes e facilitar a construção de conhecimentos. Dessa forma, a atividade reafirmou a contribuição do PIBID na formação inicial docente, ao articular teoria e prática e possibilitar que as bolsistas experimentassem metodologias criativas que fortalecem o processo de ensino-aprendizagem.
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