POPULARIZANDO A ASTRONOMIA: USO DO RELÓGIO ESTELAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
Palavras-chave:
astronomia, docência, metodologia, ensinoResumo
O relógio estelar é um aparato científico antigo e preciso utilizado para determinar a hora
durante a noite por meio da observação da posição das estrelas no céu. Seu funcionamento se
baseia no movimento de rotação da Terra, que faz com que os astros aparentam se deslocar de
leste para oeste a uma velocidade constante, completando uma volta em aproximadamente 24
horas. Aproveitando a flexibilidade e a liberdade proporcionadas pelo Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvemos uma atividade de divulgação
científica em sala de aula com o objetivo de despertar nos estudantes a curiosidade pela
astronomia e evidenciar a ciência como um meio de compreensão dos mais simples eventos
do cotidiano. O relógio estelar utilizado como modelo para esta atividade foi obtido no
próprio site do Ministério da Educação brasileiro. A atividade foi realizada no dia 26 de junho
de 2025, no período da manhã, com uma das turmas do segundo ano do ensino médio de uma
das escolas-campo, com acompanhamento da professora supervisora do PIBID na escola. Para
a construção do relógio estelar, foram utilizados materiais recicláveis, como papel, cartolina e
barbante. Além da montagem, ministramos uma breve aula sobre conceitos fundamentais
relacionados ao tema de astronomia, como tempo sideral, constelações de referência para a
aferição do tempo, a história e a importância deste aparato para as grandes navegações. A
atividade despertou o interesse e a participação dos alunos, que interagiram com perguntas,
observações e reflexões sobre a utilidade do conhecimento astronômico. O engajamento
observado reforça a importância de atividades práticas e contextualizadas no ensino, para que
os alunos tenham a oportunidade de agir ativamente (fazer ciência) ao invés de apenas
receberem informações passivas, sem de fato interagir com os objetos de estudos. A
oportunidade de nos fazermos presentes em sala de aula, durante a nossa graduação, contribui
para a nossa formação como futuros docentes. A realização desta atividade prática foi uma
experiência positiva, e com um retorno favorável por parte dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Taís Thomas Wilhelm, Laura Trentin Pereira, Camila Carolina Colpo, Eliane Gonçalves dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

