UM DIAGNÓSTICO DE DESAFIOS RELACIONADOS A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DO CAMPUS REALEZA DA UFFS NO ÂMBITO DO LALEP

Autores

  • Fátima Petrazzini Grubler
  • Maria Clara Campos Veloso
  • Márcia Adriana Dias Kraemer
  • Christiane Maria Nunes de Souza
  • Andréia Cristina de Souza
  • Sabrina Casagrande

Palavras-chave:

LALEP; Monitoria de Ensino; Produção Textual Acadêmica; Diagnóstico; Dificuldades

Resumo

Integrando o eixo “Contextualização Acadêmica” do Domínio Comum – um dos domínios formativos em que são organizados os conhecimentos nos currículos dos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) –, o componente curricular (CCR) Produção Textual Acadêmica (ou equivalentes) está presente na matriz curricular da grande maioria dos cursos de graduação dos seis campi da UFFS. A universidade, de modo mais amplo, é lugar privilegiado quando se trata de dar continuidade ao letramento escolar, e, mais especificamente, os CCRs que contam com leitura e produção textual acadêmica em sua ementa – frequentemente ofertados nas primeiras fases dos cursos –, objetivam desenvolver competências textuais não somente requeridas nos componentes específicos voltados a esse desenvolvimento, mas que sejam aprimoradas à medida que o estudante avança em sua trajetória acadêmica. A transição entre a esfera escolar e a esfera universitária nem sempre ocorre livre de conflitos, assim, não é incomum que estudantes expressem certas dificuldades, relacionadas, entre outras questões, ao reconhecimento, à compreensão, à análise e à produção de gêneros acadêmicos. Em vista disso, o Laboratório de Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos (LALEP), Registro ENS-2024-0034, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza, é um projeto de monitoria de ensino formado por quatros docentes e seis discentes que visa a auxiliar os estudantes a se aprimorarem em práticas linguajeiras acadêmicas. O LALEP parte de pressupostos teóricos da Linguística Aplicada – LA (Kleiman; Vianna; Grande, 2019), na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016[1979]; Volóchinov, 2018[1929]) e nos letramentos acadêmico-científicos para as práticas sociais (Lea; Street, 2006; Kraemer; Bonatti, 2019). Especificamente nesta proposta, de natureza qualitativa e exploratória, pretende-se diagnosticar as dificuldades mais frequentes apresentadas pelos estudantes, com vistas a uma posterior categorização dessas dificuldades e a elaboração de estratégias de incidência sobre elas. Alguns apontamentos já podem ser feitos: (i) No que tange ao reconhecimento, à compreensão e à análise de gêneros acadêmicos, sejam escritos ou orais, ressalta-se a falta de familiaridade com gêneros da esfera acadêmica, de modo geral, verificada, entre outros aspectos, pela dificuldade de compreensão do léxico técnico de áreas específicas, de estruturas sintáticas comumente empregadas em textos científicos e da estrutura composicional de cada gênero; (ii) Em relação à produção textual, seja de textos escritos ou de textos orais, observa-se o não atendimento ou atendimento parcial às características formais e discursivas dos gêneros previstos na ementa do CCR (resumo, resenha, handout e seminário – note-se que o artigo científico não é produzido nesse componente, e sim, somente reconhecido e analisado), de modo geral, verificado, entre outros aspectos, por meio do inadequado encadeamento textual efetuado por recursos coesivos – sobretudo pelo uso equivocado ou pela ausência de advérbios e conectores –, da prejudicada progressão textual intra e entre parágrafos, do uso excessivamente repetido de palavras lexicais e gramaticais, e pela ausência de marcas de autoria.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Ensino - Campus Realeza