ARTICULAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE A PARTIR DO PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS UFFS CAMPUS ERECHIM

Autores

  • Sonia Mari Cima Rede estadual do Rio Grande do Sul
  • Rubia Samanta da Silva Rede estadual de Educação do Rio Grande do Sul
  • Thiago Ingrassia Pereira UFFS

Palavras-chave:

PIBID; Formação de Professores; Ensino de Sociologia; Licenciatura em Ciências Sociais; Educação Básica.

Resumo

A reciprocidade entre professores e estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais revela-se como oportunidades e possibilidades de reflexões sobre a formação de professores, tendo em vista a prática docente. Nesse sentido, promove-se o acesso a instrumentalização pedagógica e o conhecimento da condição de ser professor e do ser estudante no contexto de mudanças e desafios sociais, de inserção do estudante no mundo do trabalho com ênfase nas metodologias ativas, atendendo a sociedade das tecnologias e da informação. Ao mesmo tempo, que a escola carece de recursos para a idealização dessa nova abordagem pedagógica. É um paradoxo constante entre a novidade e a permanência de um modelo complexo de reprodução social. Nessa  realidade  o acadêmico é inserido,  permitindo embasar as teorias e refletir sobre o ambiente escolar, característica do programa  (PIBID). A aproximação entre teoria e prática só tem sentido quando essas experiências acontecem. Além do crescimento profissional aos acadêmicos, há um conjunto de responsabilidades e desafios, situações cotidianas que nos enriquecem como seres humanos, aprimorando habilidades e competências,  tendo em vista o objetivo de  construção de relações sociais transformadoras. Portanto, percebe-se que o convívio entre acadêmicos e escola enquanto prática pedagógica, integra teorias e práticas, permite conhecer as realidades escolares, possibilita lidar com situações e desafios cotidianos e até imprevisibilidades, fazendo a soma desses processos na quietude e efervescência em que se apresenta a função de ser professor ou estudante nessa trâmite para uma aprendizagem significativa, sem moldes ou privilégios, mas igualitária e crítica. Sob esta perspectiva, o subprojeto PIBID Ciências Sociais vem atuando no desenvolvimento sólido de experiências que vinculam formação teórica e intelectual dos acadêmicos, como forma de fomentar a discussão crítica sobre o fazer pedagógico –  ação que vai além da promoção de um ensino técnico, mas que anseia por uma educação emancipadora diante de um contexto desafiador da educação brasileira, exigindo do profissional docente um posicionamento ético e político para o enfrentamento de diferentes situações. Por outro lado, intencionando a realização de práticas pedagógicas, por meio de intervenções no espaço escolar, sobretudo no espaço de sala de aula, é reforçado o compromisso com uma formação que parte do campo intelectual das ideias projetando-se para o movimento cotidiano de vivências.Como iniciativa que impulsiona essas experiências, destaca-se as atividades do Colóquios do PIBID Ciências Sociais,  que promove encontros com autores(as) e pesquisadores do ensino das ciências sociais no Brasil. Os encontros contribuem para a compreensão da importância de uma atuação consciente e crítica do educador, considerando seu engajamento não apenas nas dinâmicas escolares, mas estando atento  e alinhado aos debates, discussões, entraves e movimentos de expansão no seu campo de atuação, o ensino de Ciências Sociais no Brasil.

Biografia do Autor

  • Sonia Mari Cima, Rede estadual do Rio Grande do Sul

    Doutora em História, Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul e Supervisora Externa do PIBID Ciências Sociais da UFFS Campus Erechim

  • Rubia Samanta da Silva, Rede estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Mestra em Educação, Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul e Supervisora Externa do PIBID Ciências Sociais da UFFS Campus Erechim

  • Thiago Ingrassia Pereira, UFFS

    Professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (2014) e Mestre (2007) em Educação, Licenciado (2004) e Bacharel (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2018) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto III da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis/Licenciaturas) - Bolsista FNDE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) - Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS) - Mestrado Acadêmico. Possui experiência como Professor da área de Ciências Sociais em todos os níveis de ensino e em Cursos Pré-Universitários Populares. Áreas de pesquisa e extensão: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Educação Superior, Escola/Universidade Cidadã e Pedagogia de Paulo Freire. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas (UNISINOS/CNPq). Pesquisador associado ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq) e ao Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU/UFFS/CNPq). Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Fórum Municipal de Educação de Erechim - RS.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim