ARTICULAÇÕES ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE A PARTIR DO PIBID CIÊNCIAS SOCIAIS UFFS CAMPUS ERECHIM
Palavras-chave:
PIBID; Formação de Professores; Ensino de Sociologia; Licenciatura em Ciências Sociais; Educação Básica.Resumo
A reciprocidade entre professores e estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais revela-se como oportunidades e possibilidades de reflexões sobre a formação de professores, tendo em vista a prática docente. Nesse sentido, promove-se o acesso a instrumentalização pedagógica e o conhecimento da condição de ser professor e do ser estudante no contexto de mudanças e desafios sociais, de inserção do estudante no mundo do trabalho com ênfase nas metodologias ativas, atendendo a sociedade das tecnologias e da informação. Ao mesmo tempo, que a escola carece de recursos para a idealização dessa nova abordagem pedagógica. É um paradoxo constante entre a novidade e a permanência de um modelo complexo de reprodução social. Nessa realidade o acadêmico é inserido, permitindo embasar as teorias e refletir sobre o ambiente escolar, característica do programa (PIBID). A aproximação entre teoria e prática só tem sentido quando essas experiências acontecem. Além do crescimento profissional aos acadêmicos, há um conjunto de responsabilidades e desafios, situações cotidianas que nos enriquecem como seres humanos, aprimorando habilidades e competências, tendo em vista o objetivo de construção de relações sociais transformadoras. Portanto, percebe-se que o convívio entre acadêmicos e escola enquanto prática pedagógica, integra teorias e práticas, permite conhecer as realidades escolares, possibilita lidar com situações e desafios cotidianos e até imprevisibilidades, fazendo a soma desses processos na quietude e efervescência em que se apresenta a função de ser professor ou estudante nessa trâmite para uma aprendizagem significativa, sem moldes ou privilégios, mas igualitária e crítica. Sob esta perspectiva, o subprojeto PIBID Ciências Sociais vem atuando no desenvolvimento sólido de experiências que vinculam formação teórica e intelectual dos acadêmicos, como forma de fomentar a discussão crítica sobre o fazer pedagógico – ação que vai além da promoção de um ensino técnico, mas que anseia por uma educação emancipadora diante de um contexto desafiador da educação brasileira, exigindo do profissional docente um posicionamento ético e político para o enfrentamento de diferentes situações. Por outro lado, intencionando a realização de práticas pedagógicas, por meio de intervenções no espaço escolar, sobretudo no espaço de sala de aula, é reforçado o compromisso com uma formação que parte do campo intelectual das ideias projetando-se para o movimento cotidiano de vivências.Como iniciativa que impulsiona essas experiências, destaca-se as atividades do Colóquios do PIBID Ciências Sociais, que promove encontros com autores(as) e pesquisadores do ensino das ciências sociais no Brasil. Os encontros contribuem para a compreensão da importância de uma atuação consciente e crítica do educador, considerando seu engajamento não apenas nas dinâmicas escolares, mas estando atento e alinhado aos debates, discussões, entraves e movimentos de expansão no seu campo de atuação, o ensino de Ciências Sociais no Brasil.
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