RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Valeska da Silva Pedrozo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Isadora Beneduzi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberto Carlos Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Escola, Docência, Organização Escolar

Resumo

A participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um emaranhado de vivências significativas, tanto na formação acadêmica quanto na profissional. Já no início do PIBID percebe-se que não é apenas um programa que insere o estudante de licenciatura no ambiente escolar, mas também proporciona momentos de aprendizagem coletiva, reflexão e também o contato direto com a realidade que é presenciada nas escolas. A trajetória no Programa começa fora das escolas, com leituras feitas e refletidas pelos bolsistas, ao mesmo tempo que ocorre a imersão no ambiente escolar, tendo em vista que os estudantes fazem diferentes contribuições no seu tempo na escola, como a organização de diferentes espaços e na contribuição do desenvolvimento das crianças, trazendo diferentes atividades e propostas, sendo estes aspectos importantes, pois promovem o contato direto com os alunos. A experiência aqui tratada tem o objetivo de mediar leitura de texto literário, bem como acompanhar o aluno na compreensão da narrativa. O relato de experiência, como discurso acadêmico de pesquisa, baseia-se em Fortunato (2020), Minayo (2004) e Larrosa (2002): a subjetividade da experiência e sua narrativa colabora para a produção de conhecimento entre os pares e para além deles, propiciando forma constante de avaliação e diálogo sobre pesquisa, atividade e solução científica no âmbito das humanidades. O projeto “Ler e viajar sem sair do lugar”, propicia ao estudante conhecer a literatura, compreender a narrativa e dialogar com o professor mediador sobre a história lida. Os estudantes são levados ao espaço da biblioteca e, junto com os alunos do PIBID, são conduzidos, individualmente, à leitura de livros ou realizam-se jogos que auxiliam no processo de alfabetização. Juntamente com a leitura, há o diálogo do mediador acompanhando e ajudando a desvendar problemas que surgem no ato da leitura. Estar dentro da escola permite que os bolsistas compreendam que seu funcionamento vai muito além do professor ministrar aulas. Esse espaço apenas funciona se há um diálogo direto e constante entre o corpo docente, a gestão e organização escolar e demais funcionários, sendo estes indissociáveis. Dessa forma, os graduandos têm a possibilidade de vivenciar diferentes experiências, auxiliando nas mais diversas áreas do ambiente escolar, entendendo um pouco mais sobre esse lugar tão importante. Em síntese, o PIBID é uma grande contribuição de forma expressiva para a formação docente, que permite um diálogo entre a teoria e a prática, refletindo sobre os desafios da educação que são percorridos no dia a dia. Também é necessário ter em vista a importância da parceria com os professores supervisores, sendo ela fundamental, já que compartilham orientações valiosas, experiências e estratégias para lidar com os desafios da prática docente. Essa experiência fortalece a identidade profissional e contribui ainda mais no processo da escolha do estudante pela licenciatura, trazendo a certeza de permanecer nesse caminho de ensinar e aprender constantemente.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim