CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DO MESTRADO ACADÊMICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SABER DOCENTE EM ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Mestrado Acadêmico, Saber Docente, Formação em EnfermagemResumo
A formação docente no ensino superior em Enfermagem demanda mais do que domínio técnico-científico: exige a capacidade de articular saberes pedagógicos e investigativos. O mestrado acadêmico, nesse sentido, constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento do pensamento crítico, da produção científica e da reflexão sobre a prática, elementos fundamentais para a construção do saber docente. A elaboração da dissertação de mestrado não se limita à produção de um trabalho científico, mas representa um processo de amadurecimento intelectual que prepara o pesquisador para o exercício da docência universitária, ao favorecer a compreensão da complexidade do conhecimento e da prática pedagógica. O objetivo do trabalho é refletir sobre como o desenvolvimento da pesquisa de dissertação no mestrado acadêmico em Enfermagem contribui para a construção do saber docente no ensino superior. Trata-se de uma reflexão construída a partir da experiência no desenvolvimento da pesquisa de mestrado. O processo abrangeu a elaboração do projeto, a definição de referenciais teóricos e metodológicos, a coleta e análise de dados da dissertação. Essa trajetória foi interpretada com enfoque no modo como as etapas da pesquisa fomentaram aprendizagens pedagógicas e epistemológicas vinculadas à prática docente. O percurso de pesquisa no mestrado favorece a aquisição de competências essenciais ao professor universitário. Entre elas destacam-se: a capacidade de problematizar realidades complexas; o desenvolvimento da leitura crítica e da escrita científica; a sistematização e análise de dados de forma rigorosa; e a habilidade de dialogar com diferentes referenciais teóricos. A vivência de pesquisa também reforçou a importância da ética, da responsabilidade social e do compromisso com a produção de conhecimento relevante, aspectos que se refletem diretamente na docência. O enfrentamento de desafios, como a formulação de perguntas de pesquisa, a escolha de métodos adequados e a defesa de argumentos fundamentados, contribui para consolidar autonomia intelectual e segurança acadêmica, competências indispensáveis para o exercício docente. Neste sentido, conclui-se que o desenvolvimento da dissertação de mestrado acadêmico em Enfermagem constitui-se como um processo formativo que extrapola a pesquisa em si, configurando-se como base para a construção do saber docente. A trajetória investigativa fortalece a identidade do futuro professor universitário ao estimular pensamento crítico, rigor científico, capacidade de argumentação e reflexão sobre a realidade. Assim, o mestrado acadêmico não apenas habilita para a pesquisa, mas também prepara para a docência, na medida em que ambos os campos, investigação e ensino, são indissociáveis na formação e atuação no ensino superior.
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