EXPLORAR E BRINCAR COM A TERRA: DESCOBRINDO DIFERENTES SOLOS
Palavras-chave:
Educação Infantil; brincar; exploração; terra; estágioResumo
Este estudo aborda as experiências vivenciadas no Estágio em Educação Infantil, realizado no sexto semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, em Três Arroios/RS. O
estágio, totalizando 100 horas, foi realizado em três etapas: observação, planejamento e monitoria, tendo como foco as crianças da Creche A, de 2 a 3 anos. A observação inicial possibilitou conhecer o cotidiano da turma, seus interesses e necessidades, elementos essenciais para a elaboração do percurso investigativo proposto para a turma. Desse modo, vale destacar
que o planejamento foi organizado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e em referenciais teóricos da área, tendo a criança como centro do processo educativo e respeitando seu protagonismo. A monitoria consistiu em um percurso investigativo intitulado Explorar e brincar com a terra: descobrindo diferentes solos, composto por quatro sessões: investigação de diferentes tipos de solo; pintura com terra e água; exploração da argila; e pintura com aquarela natural obtida a partir de pigmentos de solos brasileiros. As propostas priorizaram a exploração sensorial, a criatividade e a imaginação, proporcionando vivências significativas que ampliaram o repertório cultural das crianças. Paralelamente, foram organizados contextos de aprendizagem, como espaços de faz de conta, construções e literatura.
Este último destacou-se pelo envolvimento das crianças com histórias, cantigas e parlendas, revelando o potencial da literatura para o desenvolvimento da linguagem e da interação social.
A experiência de estágio potencializou a compreensão da importância de um planejamento flexível, que respeite o tempo e as singularidades das crianças. Além disso, evidenciou que a brincadeira é elemento central na Educação Infantil, pois possibilita à criança expressar sentimentos, formular hipóteses e construir sentidos sobre o mundo. O período de estágio contribuiu significativamente para a formação docente, fortalecendo a identidade profissional e reafirmando a relevância de propostas pedagógicas que valorizem a escuta sensível, o brincar e
a investigação como caminhos para a aprendizagem.
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