REFLEXÕES SOBRE O ENGAJAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Jonas Antônio Bertolassi Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim
  • Fernanda Fátima Cofferri Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Engajamento acadêmico; , Formação de professores; , Pedagogia;

Resumo

O presente estudo tem como temática central o engajamento acadêmico no contexto da formação inicial de professores, considerando sua relevância para a permanência, a aprendizagem e a constituição da identidade docente. Partiu-se da seguinte questão: quais são os principais desafios que interferem no engajamento na formação pedagógica de estudantes de licenciatura em Pedagogia? A investigação buscou compreender como as futuras professoras vivenciam o engajamento durante o percurso acadêmico, especialmente no estágio supervisionado, e quais fatores se configuram como obstáculos ou contribuições para esse processo. A pesquisa desenvolveu-se sob uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, tomando como sujeitos 20 estudantes matriculadas na 7ª fase do curso de Pedagogia de Universidade Federal da Fronteira Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, composto por perguntas abertas e fechadas, e analisados à luz da teoria. Tal procedimento possibilitou a construção de categorias que revelaram as diferentes dimensões do engajamento acadêmico, abrangendo aspectos afetivos, cognitivos, sociais e pedagógicos. Os resultados evidenciaram que a maioria das estudantes enfrenta dificuldades para conciliar a rotina acadêmica com o trabalho e demais responsabilidades pessoais, o que repercute diretamente em seu envolvimento com as atividades do curso. Além disso, emergiram desafios relacionados ao excesso de demandas simultâneas, ao estresse emocional e à carência de práticas pedagógicas mais significativas durante a formação. Por outro lado, verificou-se que a orientação docente no estágio supervisionado e as propostas de acompanhamento individualizado mostraram-se elementos decisivos para ampliar a motivação, o senso de pertencimento e o comprometimento das licenciandas. As falas das participantes reforçaram a importância de uma relação pedagógica pautada pela escuta sensível, pelo diálogo e pelo apoio institucional como condições fundamentais para fortalecer o engajamento estudantil. Conclui-se que o engajamento acadêmico é um fenômeno multifacetado, condicionado tanto pelas trajetórias individuais quanto pelo ambiente institucional. Nesse sentido, a pesquisa aponta a necessidade de políticas educacionais que considerem a diversidade de experiências das estudantes, bem como a urgência de propostas formativas que articulem teoria e prática, valorizem a dimensão humana da docência e promovam ambientes de aprendizagem inclusivos e acolhedores. Dessa forma, reconhece-se que o fortalecimento do engajamento favorece a permanência e o sucesso acadêmico, como também contribui para a constituição de professoras mais críticas, sensíveis e preparadas para enfrentar os desafios da prática educativa contemporânea.

Biografia do Autor

  • Jonas Antônio Bertolassi, Universidade Federal da Fonteira Sul - Campus Erechim

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim (2018), com financiamento CAPES para graduação-sanduíche internacional. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS) Campus Erechim (2021). Especialista em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Educacional (2024). No período de março a dezembro de 2017, esteve em mobilidade acadêmica, por meio de um Intercâmbio de Graduação Sanduíche, vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento e financiado pela CAPES, no qual aprimorou seus conhecimentos sobre Interculturalidade na Universidade Pública e desenvolveu estudos na área da Educação Especial no Curso de Profesorado em Educación Especial na Universidad Nacional de Misiones (UNaM) - Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, na cidade de Posadas - Província de Misiones, Argentina.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica e no campo da Educação Especial. Atualmente atua como professor substituto na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim no curso de Licenciatura em Pedagogia na área dos estágios supervisionados, atua como professor da Educação Básica no município de Severiano de Almeida ,cursa Licenciatura em Educação Especial e participa como pesquisador desde 2016 no Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE - UFFS) certificado pelo CNPq.

  • Fernanda Fátima Cofferri, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2021), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016) e graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2010). Pesquiso temáticas sobre formação de professores, processos de ensino e de aprendizagem e educação emocional na educação básica e na educação superior. Em 2022, publiquei o livro "Vidas de doutorandos bolsistas: relatos acerca do mal-estar e do bem-estar na pós-graduação brasileira". Atualmente sou professora substituta e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. E-mail para contato: fernandacofferri@hotmail.com

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim