A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA O APRENDIZADO NAS MATÉRIAS DE SEMIOLOGIA VETERINÁRIA E CLÍNICA DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO
Palavras-chave:
Monitoria; Semiologia; Clínica; Aprendizado.Resumo
As Instituições de Ensino Superior vêm intensificando esforços para aprimorar suas metodologias de ensino, e a monitoria entra como uma ferramenta pedagógica importante. Ela permite a criação de um ambiente colaborativo de aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, docência e liderança pelos monitores, que também favorece os alunos monitorados através da troca de conhecimentos e do estímulo à construção coletiva do saber. No contexto da Medicina Veterinária, enquanto a Semiologia dedica-se a estudar os métodos de exame físico, interpretação de sinais clínicos e diagnóstico, a Clínica de Animais de Produção trabalha os conceitos e coloca a semiologia em prática, permitindo aos alunos que pratiquem habilidades essenciais para sua formação. Nesse cenário, a monitoria desempenha um papel estratégico, integrando conhecimento teórico com a prática do mesmo, promovendo uma melhor assimilação entre conhecimento teórico, raciocínio clínico, interpretação de informações obtidas pela observação e exame clínico do animal, além da correlação com testes laboratoriais, e outros métodos diagnósticos - todas competências fundamentais à formação do profissional. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, a presença de animais no Campus, tanto os bovinos e equinos pertencentes à instituição, quanto os animais que passam pela Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária, são uma grande oportunidade para os estudantes vivenciarem, de forma prática seus conhecimentos. O contato com as diversas espécies que passam pelo Campus amplia e consolida o conhecimento prévio obtido em sala de aula, constituindo um diferencial importante na sua formação profissional e preparando o aluno para o mercado de trabalho. A atuação da monitoria nesse contexto tem papel imprescindível, auxiliando o docente a preparar os animais para as aulas, auxiliar os alunos intermediando suas principais dúvidas ao professor e garantindo que todos tenham a oportunidade de participar ativamente das aulas e ter suas dúvidas sanadas. Assim, a monitoria contribui não apenas para o fortalecimento da aprendizagem, mas também para a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo, dinâmico e participativo, alinhado às demandas da formação de profissionais qualificados e comprometidos com a prática clínica em animais de produção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Iez Wessling, Eduarda Aline Ambrósio, Enzo Julio Ferraresi, Eduardo Costa Carreiro Kanela, Gabriele Villani, Isadora Corazza Castagnaro, Vitor Henrique Mangrish, Maiara Garcia Blagitz de Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

