EDUCAÇÃO HISTÓRICA E COMPETÊNCIAS GERAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICADO REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

Autores

  • Samira Karpinski Ribeiro UFFS
  • Renan Santos Mattos UFFS

Palavras-chave:

Ensinar História, Currículo Escolar, Ensino médio

Resumo

Este trabalho propõe uma análise crítica do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) para o Ensino Médio público, com foco no componente curricular de História. A partir do campo da Educação Histórica, investiga-se como o currículo estadual, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às reformas educacionais contemporâneas, expressa uma racionalidade fragmentada e empresarial, esvaziando a função formativa da História e reduzindo seu potencial crítico e emancipador. O estudo adota uma abordagem qualitativa, por meio da análise documental crítica do RCG e do diálogo com autores como Jacques Le Goff, que problematiza a intencionalidade dos documentos históricos, e Ramon de Oliveira, que denuncia as meias verdades que sustentam a Reforma do Ensino Médio. Os resultados apontam que o RCG, sob o discurso da inovação, reforça uma lógica de adaptação dos estudantes às exigências do mercado, fragmentando o conhecimento histórico em competências e habilidades operacionais, afastando-se da formação crítica e cidadã proposta pela Educação Histórica. Conclui-se que o currículo, ao marginalizar a História e silenciar as juventudes populares da escola pública, expressa um projeto de sociedade que privilegia a formação de sujeitos funcionais e despolitizados, em oposição à formação de sujeitos históricos e críticos.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa (TCC) - Campus Erechim