O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO PERCURSO FORMATIVO DA(O) PEDAGOGA(O) NO CAMPUS CHAPECÓ
Palavras-chave:
Formação Inicial; Estágio Curricular; Identidade Docente.Resumo
O estudo analítico apresentado constitui-se em um registro fundamentado em reflexões posteriores à realização de uma exigência legal e política inerente ao Curso de Pedagogia: o Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este é assumido como rito de passagem, compromisso ético e político-educativo, vinculado ao lócus de formação,
compreendido como construção social que possibilitou reconhecer a escola como propulsora de transformação social. O objetivo central desta experiência, por meio do exercício inicial da docência, foi a construção da identidade docente, com valorização e desenvolvimento dos saberes necessários à atuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo o professor também como pesquisador das singularidades que lhe são demandadas. Entre os aportes teóricos
que sustentaram a discussão sobre o processo formativo, destacam-se a pedagogia freireana e os referenciais vigotskianos, entre outros que serviram de base para tecer a complexa relação entre ensinar e aprender. No campo metodológico, os autores vinculados a tais perspectivas
ressaltaram a singularidade da valorização da realidade e dos saberes dos estudantes, a centralidade da pesquisa e do conhecimento a ser ensinado às crianças, bem como a necessária articulação desse saber com a vida e as demandas do existir. A relação teoria-prática desenvolvida foi marcada por desafios, avanços e recuos, revelando possibilidades e dificuldades compreendidas como processos de zelo, compromisso e (des)compromisso diante dos direitos de aprendizagem dos educandos. Essa vivência possibilitou assumir e reconhecer a escola como instituição social promotora tanto de oportunidades quanto de desigualdades. A partir dessas reflexões, ampliou-se a responsabilidade enquanto professores em formação inicial, com atenção aos desafios constituintes e constitutivos da docência, compreendendo-se que a educação escolar, entre outros aspectos, pode e deve transformar vidas e realidades. O Estágio Curricular
Obrigatório configurou-se, portanto, como momento de descobertas significativas, superando expectativas quanto à qualidade alcançada, destacando-se ainda a relevância das orientações das professoras do Curso e das supervisoras escolares, que impactaram positivamente o desempenho, sobretudo no período da regência. Conclui-se que essa experiência contribuiu de forma decisiva para reafirmar a escolha profissional, tendo a Pedagogia como lócus formativo, e que lutar por
uma educação pública, laica, democrática e de qualidade constitui-se em compromisso não apenas dos docentes, mas da sociedade como um todo.
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