UMA AULA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Experiência escolar, Ensino de biologia, Docência, PibidResumo
A vivência de uma aula sobre sexualidade para o Ensino Médio representa uma experiência de formação docente importante ao licenciando pibidiano, ao possibilitar o contato com o seu futuro local de atuação profissional, articulando os conhecimentos que são estudados ao longo do curso aos saberes experienciais. O presente trabalho relata a atividade desenvolvida sobre métodos contraceptivos, um conteúdo de relevância no componente de Biologia, especialmente na adolescência, período marcado por descobertas e transformações. A proposta metodológica buscou promover o protagonismo dos estudantes, para tanto foram utilizadas imagens e estratégias interativas para estimular o diálogo e a participação. A atividade foi realizada por duas pibidianas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar Biologia, Física, Química, com três turmas do Ensino Médio em uma escola da zona urbana na cidade de Cerro Largo, Rio Grande do Sul, no aplicativo Canva foram elaboradas imagens dos diferentes métodos contraceptivos e breve explicações sobre eles. Levamos uma caixa para que os estudantes depositassem suas perguntas e dúvidas, mas, para nossa surpresa, foram realizadas poucas perguntas, esperávamos mais interação, questionamentos. Analisando a atividade, observamos a importância do planejamento, de buscar desenvolver diferentes estratégias metodológicas para abordar os conteúdos em sala de aula e que às vezes o planejamos nem sempre saí como havíamos previsto. Concluímos que as experiências que estamos tendo com o projeto PIBID não apenas fortalece os conhecimentos teóricos que adquirimos ao longo da graduação, mas também contribui para a construção de uma prática em sala de aula mais crítica e comprometida com uma educação de qualidade.
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