PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Palavras-chave:
psicologia da educação, licenciaturas, formação de professoresResumo
O presente resumo se refere a um trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia, campus Laranjeira do Sul em fase de analise dos dados e tem como foco a Psicologia da Educação enquanto componente nas licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Esta pesquisa compõe uma investigação mais ampla intitulada Contribuições da Psicologia aos processos de formação docente cadastrada junto a UFFS e atende ao seguinte objetivo da investigação institucional: levantar e discutir os conteúdos trabalhados nos componente curricular de Psicologia nas licenciaturas da UFFS. Para tanto, estão sendo avaliadas as ementas, carga horárias, conteúdos trabalhados, autores e referenciais teóricos, formação acadêmica dos professores que lecionam o componente curricular bem como as metodologias, atividades praticas, a partir do estudo e da análise dos Projetos Pedagógicos . Uma análise preliminar indicou a possibilidade de acesso aos projetos políticos pedagógicos das licenciaturas, mas não dos planos de curso do componente curricular em tela e dos docentes que o ministram o que levou a um pedido formal junto as coordenações de curso. No entanto, a Psicologia aparece em todas as licenciaturas, que contabilizam mais de 30 de todos os seis campis com diferentes nomenclaturas, bem como os conteúdos aparecem esparsos em outros componentes. Deste levantamento inicial, pode-se inferir que o componente ainda fundamenta a formação docente, o que cabe analisar e se este ensino tem servido a uma formação crítica e de outros olhares sobre os processos de aprendizagem, desenvolvimento, problemas de aprendizagem, medicalização escolares ou se ainda se firma na teorização sem dialogar com o realidade da educação.
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