CONSTRUINDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DA FORÇA EMPUXO

Autores

  • Fernanda Kunz Griebeler Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: nandagriebeler@hotmail.com
  • Kátia Slodkowski Clerici Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: katiasclerici@hotmail.com.
  • Silvia Cristina Willers Siveris Professora da Escola de Educação Básica Eugênio Frantz, Supervisora do subprojeto PIBID Física. E-mail: silviasiveris@yahoo.com.br
  • Rosemar Ayres dos Santos Professora assistente na área de Ensino de Física, Mestre em Educação, Coordenadora do subprojeto PIBID Física. E-mail: roseayres07@gmail.com.

Palavras-chave:

Principio de Arquimedes. Experimentação. PIBID.

Biografia do Autor

  • Fernanda Kunz Griebeler, Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: nandagriebeler@hotmail.com

    CONSTRUINDO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DA FORÇA EMPUXO

    Fernanda Kunz Griebeler[1]

    Kátia Slodkowski Clerici2

    Silvia Cristina Willers Siveris3

    Rosemar Ayres dos Santos4

    As atividades experimentais estão cada vez mais presentes no ensino de Física, uma vez que constituem uma importante ferramenta para o ensino- aprendizagem unindo teoria e prática. Mas é conveniente destacar que a experimentação só é interessante se a mesma está voltada para a investigação e não para a realização de meras receitas. Para uma aula prática experimental sobre o Princípio de Arquimedes desenvolvida juntamente com o segundo ano do ensino médio de uma escola de educação básica, apresentamos como objetivo investigar a força empuxo e a relação da mesma com a densidade de fluidos e sólidos. Para tanto utilizamos objetos como béqueres, balanças, corpos compostos de diferentes matérias e formas, como esferas de plásticos, cilindros de metais e cubos de madeira, também utilizamos como fluido a água. Primeiramente procuramos indagar os estudantes sobre o tema estudado, trazendo o conceito de fluido, pressão, densidade e através do diálogo inicial ouvir os estudantes sobre seus conhecimentos prévios, também buscamos relacionar tais conceitos com a realidade dos estudantes e a partir desse momento trazer a investigação sobre o empuxo. O ato de investigar da espaço para o estudante participar mais, refletir, construir hipóteses sobre o fenômeno estudado, levando eles à gerar conexões entre os conceitos científicos descobertos e os conhecimentos prévios. Para esse momento de investigar, usamos demonstrações com o fluido e uma esfera de plástico, com densidade menor, onde os estudantes foram questionados sobre o comportamento da esfera na água, tínhamos como finalidade levar o estudante à refletir sobre o processo e porque o mesmo ocorre. Uma vez identificada à força e a relação da mesma com os outros conceitos estudados anteriormente, foi interessante introduzir onde essa força atua, trazer novamente o cotidiano dos estudantes para à sala de aula. Para um segundo momento era a vez deles investigar por si próprios, com a organização em grupos eles utilizaram os materiais alternativos, investigaram o comportamento dos objetos no fluido e encontraram o valor da força empuxo que atuava sobre o corpo, foi interessante também eles investigarem sobre a densidade do objeto que estavam utilizando. Trabalhar de forma investigativa impulsiona o pensamento critico de estudante, através dessas questões problematizadoras os estudantes se sentem mais motivados e criativos a fim de que o entendimento do conteúdo seja mais profundo e interessante. Foi isso que percebemos ao ler os relatos escritos por eles, entendemos que os mesmos conseguiram compreender o tema proposto por nós e relacionar os conteúdos estudados. Por fim podemos destacar que essa atividade foi possível por causa do programa de iniciação a docência, PIBID, que nos proporcionou a oportunidade para que pudéssemos ter contato com a sala de aula e desenvolver atividades a fim de colaborar com a melhoria do ensino de Física.

    Palavras- chaves: Principio de Arquimedes. Experimentação. PIBID.


    1Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: nandagriebeler@hotmail.com.

     

    2Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: katiasclerici@hotmail.com.

     

    3Professora da Escola de Educação Básica Eugênio Frantz, Supervisora do subprojeto PIBID Física. E-mail: silviasiveris@yahoo.com.br.

     

    4Professora assistente na área de Ensino de Física, Mestre em Educação, Coordenadora do subprojeto PIBID Física. E-mail: roseayres07@gmail.com.

     

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Publicado

01-10-2015