Educação integral e(m) jornada ampliada: desafios e possibilidades do trabalho pedagógico das escolas do município de Aratiba

Autores

  • Morgana Fiorini Morgan UFFS - ERECHIM
  • Professor Dr. Jerônimo Sartori.

Palavras-chave:

Educação Integral, Jornada Ampliada, Organização do Trabalho Pedagógico, Currículo Escolar

Resumo

A implementação da educação integral e da jornada ampliada é uma importante estratégia educacional para a promoção da equidade, da qualidade de ensino e do desenvolvimento integral dos estudantes. Tendo em vista tal relevância o presente estudo terá como local de pesquisa, o município de Aratiba, no Rio Grande do Sul. O objetivo será compreender os desafios encontrados na organização do trabalho pedagógico das escolas municipais que adotam a educação em tempo integral. A pesquisa partirá da constatação de que, embora as políticas públicas brasileiras tenham avançado nas últimas décadas, com programas e legislações que incentivam a ampliação do tempo escolar, a efetivação destas regulamentações ainda enfrenta desafios. Nesse contexto, é fundamental analisar como os gestores e professores organizam os tempos, espaços e as práticas pedagógicas, de modo a investigar se a jornada ampliada resulta em uma experiência de formação integral ou se limita a reproduzir a lógica escolar tradicional. O referencial teórico será construído com autores que discutem a educação integral e a reorganização do tempo escolar, como Anísio Teixeira, Miguel Arroyo, Ana Maria Cavalieri, Jaqueline Moll, dentre outros. Além disso, as legislações e diretrizes nacionais, entre elas as Constituição Federal de 1988, a LDB de 1996 e a BNCC também serão referenciais básicos. A investigação será de natureza qualitativa, fundamentada na perspectiva de Análise de Conteúdo proposta por Bardin, a qual permitirá identificar categorias emergentes a partir dos discursos dos sujeitos pesquisados. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e professores de três escolas municipais, com vistas a diagnosticar os principais desafios na integração entre currículo, atividades complementares e práticas pedagógicas, bem como levantar percepções sobre a jornada ampliada. A análise dos dados possibilitará compreender as tensões, limites e potencialidades do modelo em curso no município. Intenta-se que a pesquisa resulte na elaboração de um guia pedagógico em formato de livreto com recomendações práticas para a organização e/ou reorganização do trabalho pedagógico em escolas de tempo integral. A ênfase será na gestão dos tempos e espaços educativos. Esse produto educacional será disponibilizado à Secretaria Municipal de Educação e às escolas participantes, como forma de devolutiva e de contribuir com o processo de consolidação da proposta de educação integral em Aratiba. Espera-se que o estudo possibilite reflexões críticas e fundamentadas sobre a política de jornada ampliada, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas mais democráticas, inclusivas e significativas, que valorizem o território escolar e comunitário como espaços de aprendizagem. Assim, a pesquisa buscará oferecer subsídios, tanto para a gestão escolar quanto para a formulação de políticas públicas locais, de modo a promover uma educação integral que de fato responda às demandas sociais contemporâneas e às necessidades formativas dos estudantes.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim