PIBID E O INCENTIVO À LEITURA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA A DIVERSIDADE
Palavras-chave:
PIBID, Inclusão, Práticas pedagógicas.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo Ministério da Educação, é uma iniciativa nacional que busca aproximar acadêmicos de cursos de Licenciatura da realidade escolar, oferecendo experiências práticas que complementam a formação teórica. O projeto tem como base a mediação de leitura segundo Munita (2024) e Medeiros (2024): o professor é peça fundamental no agenciamento da leitura por meio de atividades e envolvimento dos alunos com os objetos livros, sendo ele, uns dos primeiros a possibilitar o incentivo à leitura nos estudantes. No Colégio Haidée Tedesco Reali, em Erechim-RS, os participantes do PIBID desenvolveram atividades voltadas à organização do espaço escolar, ao incentivo da leitura entre os estudantes e ao suporte aos professores e funcionários nas demandas do cotidiano da escola. Entre as ações realizadas, destacou-se o projeto de leitura “Ler é viajar sem sair do lugar”, que teve como foco o trabalho com o livro A Ovelha Rosa de Dona Rosa. O objetivo principal foi estimular o hábito da leitura de forma lúdica, significativa e inclusiva, articulando práticas pedagógicas com as necessidades dos estudantes. A turma escolhida para a atividade contava com um aluno atendido pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que motivou a seleção por possibilitar a abordagem das diferenças e a valorização da diversidade. A atividade iniciou com a leitura coletiva da obra e, posteriormente, as ações foram direcionadas especialmente ao estudante atendido pelo AEE, respeitando suas especificidades de aprendizagem. Ao longo do mês, o projeto foi expandido para outras turmas do ensino fundamental, sempre com o mesmo propósito: evidenciar que, independentemente das diferenças, todos são seres humanos e merecem respeito. As propostas incluíram: a leitura do livro, seguida da entrega de um desenho de uma ovelha para que cada criança colasse bolinhas de algodão colorido na lã, e após um diálogo coletivo sobre os aprendizados trazidos pela história. Ao fim da atividade, teve a exposição dos trabalhos em cartazes na sala de aula. Em outro momento, foi realizada a atividade da “caixa sensorial”, que continha objetos de diferentes texturas para que os estudantes pudessem explorá-los e identificá-los. Já nas turmas com maior autonomia, como no 4º ano, os alunos foram convidados a desenhar sua própria ovelha no caderno, colorir e escrever uma frase sobre o ensinamento da história. O projeto buscou estimular a imaginação, a compreensão textual e o prazer pela leitura, além de oportunizar às pibidianas a reflexão sobre sua prática pedagógica, observando a aplicação das teorias educacionais no cotidiano escolar e analisando o impacto de suas intervenções no processo de ensino-aprendizagem. As ações, organizadas de forma lúdica e prazerosa, destacaram a importância de estratégias pedagógicas que favorecem a participação ativa dos alunos, promovendo a leitura e a alfabetização de maneira significativa e inclusiva.
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