MANEJO SUSTENTÁVEL EM HORTA AGROECOLÓGICA DA UFFS, CAMPUS REALEZA: ALTERNATIVAS ECOLÓGICAS PARA O CONTROLE DE PRAGAS
Palavras-chave:
Horta Agroecológica, Caldas Naturais, BioinsumosResumo
A utilização de produtos químicos na agricultura tem trazido consequências negativas para a saúde humana e o meio ambiente, como a contaminação de resíduos nos alimentos, a poluição da água e a perda de biodiversidade. A produção orgânica e o uso de bioinsumos, como os biofertilizantes, emergem como uma alternativa para corrigir esses efeitos nocivos e promover uma agricultura mais sadia, resgatando e aperfeiçoando práticas agrícolas mais sustentáveis. Os biofertilizantes, em especial, são adubos líquidos de baixo custo, feitos a partir de matéria orgânica e água, que não causam impactos negativos ao meio ambiente e ainda trazem benefícios como o aumento da atividade microbiana do solo e a resistência a estresses bióticos e abióticos, resultando em produtos de alto valor biológico e livres de resíduos tóxicos para o consumidor. Assim, tem-se por objetivo demonstrar a eficácia e a viabilidade do uso de biofertilizantes e caldas naturais, além da contribuição para a sustentabilidade agrícola e para a preservação da saúde humana e do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ademilson Vieira Junior, Igor Oliveira dos Santos, João Pedro Weber, Giovanna Briedis Almeida de Souza, Olivia Paes Vieira Nami, Julia Streit Echer, Emanuel Antônio Mergen Reolon, Marcos Antonio Beal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

