UTILIZAÇÃO DE PETS - RATOS TWISTER NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SOCIALIZAÇÃO E BEM-ESTAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • felix Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ronaldo Aurélio Gimenes
  • Denise Maria Sousa de Mello

Palavras-chave:

interação assitida, inclusão escolar, transtorno de espectro autista

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de investigação que utiliza ratos Twister (Rattus norvegicus domestica) em atividades de interação assistida com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento que varia de leve a severo e possui vários níveis de suporte. A motivação para o estudo decorre do meu interesse em integrar a Biologia e a Educação ambiental, principalmente a inclusiva no contexto escolar e diário, buscando alternativas de inclusão e promoção do bem-estar. A escolha pelos ratos Twister justifica-se pela facilidade e sua adaptação, docilidade e baixo custo de manejo em comparação com outros animais empregados em terapia assistida, que aborda o uso dos mesmos, atividades ou recursos específicos como complemento no tratamento de saúde física, emocional e social. O objetivo central da pesquisa é analisar de que forma a interação com esses animais pode favorecer a socialização, reduzir níveis de ansiedade e estimular a comunicação de crianças com TEA. A metodologia prevista contempla a revisão bibliográfica, observações em contexto escolar e análise das experiências vivenciadas. Ressalta-se que, por meio de uma ação do PIBID Interdisciplinar em Ciências, foi possível realizar um contato inicial dos animais com a equipe pedagógica e com estudantes da APAE de Realeza-PR. Nessa ocasião, as professoras destacaram que o trabalho com animais é relevante para as crianças com TEA, pois contribui para o desenvolvimento, habilidades sociais e comunicativas, para redução da ansiedade e do estresse, para o aumento da autoestima e da autonomia, além de estimular o senso de responsabilidade e empatia. Durante a atividade, observou-se que algumas crianças autistas mostraram empatia com os animais e maior concentração que as demais que não participaram da experiência. 

Dessa forma as professoras utilizam essa interação entre aluno e animal como recurso para estímulo e incentivo da comunicação. Desta forma, espera que este projeto amplie as alternativas de recursos inclusivos, apresentando uma proposta que alia ciência, educação e sensibilidade pessoal no cuidado com a neurodiversidade. Os benefícios potenciais incluem o fortalecimento da inclusão escolar, a melhoria da qualidade de vida das crianças atendidas, o incentivo a práticas pedagógicas inovadoras e a valorização da relação entre seres humanos e animais como ferramenta de apoio educacional e suporte emocional. 

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Pesquisa - Campus Realeza