EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A SUSTENTABILIDADE: RELATO DE UMA PRÁTICA EDUCADORA DA IN.CUBE SUD – INCUBADORA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SUDOESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Administração Pública; Educação Ambiental; Extensão Universitária; Licitações; Sustentabilidade.Resumo
O presente resumo é fruto das atividades extensionistas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Pesquisa e Extensão IN.cube SUD – Incubadora de Políticas Públicas do Sudoeste do Paraná, mecanismo institucional de articulação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza, os governos municipais da região Sudoeste do Paraná, e parceiros estratégicos. A IN.cube SUD está vinculada ao curso de graduação de Administração Pública Bacharelado, curso este que nasceu com a extensão devidamente curricularizada. Trata-se de um relato de experiência de uma prática educadora realizada pela Coordenadora da Incubadora em conjunto com parte dos bolsistas vinculados ao Projeto no componente curricular “Licitações, Contratos e Convênios” – ministrado para alunos do 6º semestre – da referida graduação. A prática teve como propósito aproximar (duplamente) os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula com as práticas administrativas presentes no cotidiano da administração pública e com uma Educação Ambiental de cariz crítico, favorecendo a aprendizagem significativa (e crítica) dos educandos. Para operacionalizar a atividade, a turma foi dividida em três grupos (com 6 integrantes cada); cada grupo, liderado por um bolsista da Incubadora, recebeu uma cópia impressa do Edital Fictício de Licitação nº 01/2025. Tal edital propunha a contratação de empresa especializada para a execução de uma micro infraestrutura sustentável no Campus Realeza, abrangendo a construção de uma cobertura leve e ecológica no espaço de circulação entre prédios acadêmicos e o Restaurante Universitário. O projeto a ser desenvolvido pelos estudantes deveria obrigatoriamente contemplar os seguintes elementos: galeria artística a céu semiaberto, miniestação de ciência e sustentabilidade, e ainda um corredor verde com jardins verticais, constituindo um ambiente de vivência e aprendizado contínuo. Cada grupo precisou cumprir rigorosamente as etapas do certame, desde a leitura atenta do edital, elaboração das propostas, apresentação e defesa dos projetos, rodada de consultoria com uma expert em licitações e uma docente referência na área da sustentabilidade, até a fase da habilitação. Essa dinâmica possibilitou aos estudantes compreender, de forma prática e vivenciada, os desafios inerentes às licitações, aproximando-os da realidade da gestão governamental. Além disso, ao articular o conteúdo jurídico-administrativo com a pauta da sustentabilidade, a atividade reforçou a importância de pensar as contratações públicas como instrumentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável e para a efetivação de políticas públicas de interesse coletivo. Verificou-se, com a presente prática pedagógica, a convergência entre gestão e práticas educativas ambientais, justamente como preconiza a PNEA – Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), que prevê o desenvolvimento da educação ambiental como uma prática educativa integrada, contínua e permanente (art. 10). A prática educadora, da forma como foi articulada, potencializou a vivência cidadã dos discentes e espera-se que tenha gerado um impacto positivo em sua formação acadêmica. Assim, depreende-se do relato acima que a IN.cube SUD está iniciando a sua jornada como um espaço transformador, de inovação, cidadania e sustentabilidade no Sudoeste do Paraná.
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