PROCESSOS IMIGRATÓRIOS E A INTERCULTURALIDADE: CONSTRUINDO PONTES ENTRE CULTURAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação, Subjetividades e Cotidianidade; diversidade; homogeneização.Resumo
A disciplina Educação, Subjetividades e Cotidianidade, prevista no âmbito do Mestrado Profissional em Educação oportunizou o aprofundamento teórico através de leituras, discussões, partilha de experiências relacionadas a vários temas. Diante dos temas estudados destacou-se a importância da interculturalidade, já que está diretamente relacionada as diferenças culturais que costumamos vivenciar em contextos sociais, educacionais e profissionais. Nesta perspectiva este tema foi escolhido para nortear o Ensaio Teórico que finalizou a disciplina. O presente texto foi elaborado a partir da seguinte problemática: Como as práticas pedagógicas e a educação intercultural podem auxiliar na integração de estudantes imigrantes, envolvendo a convivência e a aprendizagem? O principal objetivo foi abordar as problemáticas enfrentadas por imigrantes que se estabeleceram em um novo país, atrelando principalmente às questões educacionais e a interculturalidade nesse processo. Explorou-se o papel do docente como mediador da interculturalidade no contexto educacional, contribuindo para o incentivo, o respeito à diversidade e a inclusão no ambiente escolar. Buscou-se explicitar a importância da diversidade nesse contexto, visto que, contribui para a formação das múltiplas identidades dos sujeitos. Como suporte teórico, foram utilizados autores que dialogam com a temática, como Candau (2011), Fleuri (2001), Louro (1997) e Maheirie (2002), além dos documentos legislativos brasileiros. A partir das explorações foi possível perceber que a interculturalidade é o principal ponto de partida para que aconteça a diferença e a integração efetiva no contexto educacional, pois aborda a interação e a convivência entre culturas. Um conceito pautado no diálogo, no respeito, na troca de experiência, na valorização da diversidade cultural, combatendo preconceitos e discriminações, além de incentivar o sujeito na busca por uma postura crítica e reflexiva frente as diferenças culturais. Os imigrantes inseridos nas mais diversas escolas, trazem possibilidades ainda mais interessantes quando se trata da interculturalidade. É possível uma troca de experiências muito positiva com os demais estudantes. Ao discorrer e refletir sobre a interculturalidade e a imigração é possível perceber o quanto ainda precisamos superar barreiras nas escolas, principalmente referente à ideia de homogeneização. Para o sucesso da perspectiva intercultural é necessário desconstruir essa ideia. Dentre todas as discussões é pertinente salientar que o agente responsável pela transformação é o professor. Para que a perspectiva intercultural possa ser compartilhada e favoreça a aprendizagem dos estudantes imigrantes, ela precisa estar na pauta dos professores e para que isso aconteça o professor precisa estar disposto a aprender, a inovar, a mudar e a querer conhecer estratégias na sua formação; além de reconhecer a necessidade de mudanças individuais que ganharão força no coletivo.
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