PROJETO PERMANECER: UMA INICIATIVA PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DAS FASES INICIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL -UFFS/CAMPUS ERECHIM.
Palavras-chave:
Permanência Estudantil; , Assistência Estudantil; , Fases iniciais;, Engenharia Civil, Educação SuperiorResumo
O projeto tem como objetivo ampliar a perspectiva de assistência estudantil, englobando ações de acolhimento e orientação estudantil com foco na permanência e inclusão social, sendo desenvolvido em parceria com a Coordenação Acadêmica, Setor de Assuntos Estudantis e Acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. São desenvolvidas atividades que incluem as áreas de pedagogia, psicologia e serviço social, no intuito de prevenir a retenção, reprovação e evasão dos estudantes, em especial os que estão nas fases iniciais do curso de graduação, bem como a melhoria da dinâmica acadêmica. É uma iniciativa que contempla o curso de Engenharia Civil com a justificativa de ser a primeira turma no Campus, como também, ser um curso noturno, considerando o contexto de uma universidade pública e popular. A forma metodológica abrange ações fundamentadas na dialética freireana de reflexão-ação. O referencial teórico condiz sobre uma análise não produtivista, promovendo ações que direcionam a repensar os processos de formação da instituição, contribuindo de maneira democrática ao acesso e a garantia da permanência, de forma inclusiva e equitativa. Nesse sentido, a intenção do projeto é propor o envolvimento da comunidade acadêmica, sendo necessário conhecer o processo de adaptação dos discentes do curso da Engenharia Civil, por meio de diálogo permanente com a turma e a coordenação do curso. Os resultados esperados do projeto permanecer estão envolvidos com a redução das taxas de evasão e abandono dos estudantes dos cursos de graduação, além disso, envolve a ampliação da qualidade da formação ofertada pela instituição. Nesta fase inicial do projeto, foram desenvolvidas algumas ações, como divulgação do projeto a turma do curso de Engenharia Civil, elaboração de folder explicativo sobre o apoio pedagógico, assim como a distribuição dele aos discentes, levantamento dos dados de aprovação e reprovação do primeiro semestre para discussão com a coordenação do curso e coordenação acadêmica, elaboração de questionário socioeconômico que será aplicado no mês de setembro do corrente ano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Monteiro de Camargo, Ana Paula Modesto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

