PROJETO PERMANECER: UMA INICIATIVA PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DAS FASES INICIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL -UFFS/CAMPUS ERECHIM.

Autores

  • Amanda Monteiro de Camargo UFFS
  • Ana Paula Modesto

Palavras-chave:

Permanência Estudantil; , Assistência Estudantil; , Fases iniciais;, Engenharia Civil, Educação Superior

Resumo

O projeto tem como objetivo ampliar a perspectiva de assistência estudantil, englobando ações de acolhimento e orientação estudantil com foco na permanência e inclusão social, sendo desenvolvido em parceria com a Coordenação Acadêmica, Setor de Assuntos Estudantis e Acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. São desenvolvidas atividades que incluem as áreas de pedagogia, psicologia e serviço social, no intuito de prevenir a retenção, reprovação e evasão dos estudantes, em especial os que estão nas fases iniciais do curso de graduação, bem como a melhoria da dinâmica acadêmica. É uma iniciativa que contempla o curso de Engenharia Civil com a justificativa de ser a primeira turma no Campus, como também, ser um curso noturno, considerando o contexto de uma universidade pública e popular. A forma metodológica abrange ações fundamentadas na dialética freireana de reflexão-ação. O referencial teórico condiz sobre uma análise não produtivista, promovendo ações que direcionam a repensar os processos de formação da instituição, contribuindo de maneira democrática ao acesso e a garantia da permanência, de forma inclusiva e equitativa. Nesse sentido, a intenção do projeto é propor o envolvimento da comunidade acadêmica, sendo necessário conhecer o processo de adaptação dos discentes do curso da Engenharia Civil, por meio de diálogo permanente com a turma e a coordenação do curso. Os resultados esperados do projeto permanecer estão envolvidos com a redução das taxas de evasão e abandono dos estudantes dos cursos de graduação, além disso, envolve a ampliação da qualidade da formação ofertada pela instituição. Nesta fase inicial do projeto, foram desenvolvidas algumas ações, como divulgação do projeto a turma do curso de Engenharia Civil, elaboração de folder explicativo sobre o apoio pedagógico, assim como a distribuição dele aos discentes, levantamento dos dados de aprovação e reprovação do primeiro semestre para discussão com a coordenação do curso e coordenação acadêmica, elaboração de questionário socioeconômico que será aplicado no mês de setembro do corrente ano.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Erechim