GESTÃO DEMOCRÁTICA EM AÇÃO: CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA E DO PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO DE LÍDERES ESTUDANTIS

Autores

  • Luciana Rita Bellincanta Salvi Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim
  • Almir Paulo dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - Erechim

Palavras-chave:

gestão democrática, autonomia estudantil, protagonismo estudantil, liderança estudantil, cidadania crítica

Resumo

Este projeto, vinculado ao Doutorado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), investiga a gestão democrática em escolas de ensino fundamental – anos finais, com foco no fortalecimento da autonomia e do protagonismo na formação de líderes estudantis. A pesquisa identifica que, embora ocorram eleições para representantes de turma, suas funções permanecem burocráticas e pouco participativas, indicando a necessidade de rever as práticas de liderança juvenil. O problema central consiste em compreender quais mecanismos de gestão democrática podem garantir a participação ativa dos líderes estudantis, ampliando sua atuação crítica, ética e transformadora. O objetivo geral é desenvolver, aplicar e avaliar um guia formativo para escolas de ensino fundamental, com estratégias que incentivem o exercício democrático, a autonomia e o protagonismo discente. Entre os objetivos específicos, destacam-se a análise de práticas existentes, o diagnóstico da realidade em escolas de Concórdia-SC, a elaboração de conteúdos formativos em liderança e a proposição de estratégias que envolvam toda a comunidade escolar. O guia formativo constitui o produto educacional da pesquisa, reunindo recomendações aplicáveis ao cotidiano escolar. A relevância acadêmica e social da proposta reside no fortalecimento da democracia no espaço escolar, entendido como ambiente privilegiado de formação cidadã. A gestão democrática é amparada por marcos legais nacionais, que asseguram a participação da comunidade nas decisões. Dessa forma, a escola não pode limitar-se à dimensão administrativa, mas deve configurar-se como prática pedagógica emancipatória, dialógica e valorizadora das vozes estudantis. O estudo busca contribuir para a reflexão crítica sobre a liderança juvenil e para a implementação de estratégias pedagógicas inovadoras. Os jovens podem desenvolver uma compreensão ampliada de sua função social, tornando-se agentes ativos na construção de ambientes democráticos e participativos. A metodologia adota abordagem qualitativa e caráter exploratório, integrando revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados em duas escolas municipais. A investigação prevê questionários com gestores, especialistas e líderes estudantis, analisados por meio da técnica de análise de discurso, a fim de identificar sentidos, contradições e possibilidades para a gestão democrática. O guia resultante reunirá conceitos, direitos, deveres e estratégias práticas, além de propor atividades em educação não-formal, como oficinas, rodas de conversa e dinâmicas participativas. Conclui-se que a pesquisa pretende oferecer uma contribuição concreta à educação, propondo caminhos para a construção de ambientes escolares mais democráticos, inclusivos e emancipatórios. Ao valorizar a participação, o protagonismo e a autonomia, fortalece-se a formação de lideranças comprometidas com a justiça social e a transformação da realidade, consolidando a escola como espaço de exercício democrático e cidadania crítica.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim