INTEGRIDADE CIENTÍFICA E DEMOCRACIA: O DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UFFS – ERECHIM COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA À DESINFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Desinformação, doutorado profissional em educação, Integridade Científica, democracia, universidade públicaResumo
O cenário contemporâneo tem revelado uma preocupante intensificação da desinformação e do enfraquecimento das instituições democráticas. Ciência e vida pública estão em risco. Nesse contexto, a universidade brasileira é interpelada a assumir um papel ativo na defesa do conhecimento, da ética e da democracia. O Doutorado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, configura-se como espaço de resistência e afirmação da integridade científica, pois o programa se estabelece como instância formativa que articula epistemologia, ética e compromisso social, reafirmando a centralidade da educação na luta contra a barbárie e a favor da emancipação humana. A integridade científica, transcende a dimensão meramente metodológica, se tornando um horizonte político-pedagógico na busca da verdade, pela defesa da democracia e promoção da formação cidadã. Nessa perspectiva, o Doutorado Profissional, ao estreitar a relação entre teoria e prática, responde de maneira engajada e crítica aos desafios sociais da realidade educacional brasileira. Tal movimento reconhece que a ciência não pode se restringir a uma lógica instrumental ou tecnicista, mas deve dialogar com a sociedade, orientando-se pelo compromisso ético e pela responsabilidade pública. A reflexão proposta fundamenta-se em uma abordagem teórico-crítica, apoiada em revisão bibliográfica e análise do contexto histórico, cultural e social contribuindo para a compreensão das relações entre ciência, ética e democracia enfatizando a urgência de resistir à barbárie por meio da educação; a prática educativa como ato político e de conscientização e a formação cidadã enquanto condição indispensável para a democracia, evidenciando que a luta contra a desinformação não pode ser reduzida a um enfrentamento superficial, mas deve ser assumida como desafio ético, político e educacional. A análise aponta que o Doutorado Profissional em Educação assume papel decisivo ao articular pesquisa aplicada e compromisso social. O programa não apenas forma doutores com competência investigativa, mas promove sujeitos éticos e políticos, comprometidos com a defesa da vida, da justiça social e da democracia. A excelência científica não é dissociada da responsabilidade pública, mas compreendida como parte constitutiva à cultura acadêmica transformadora. O espaço da pós-graduação profissional, potencializa a formação de educadores-pesquisadores que atuam como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, crítica e democrática. Conclui-se que o Doutorado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim consolida-se como espaço de resistência à desinformação e de afirmação da integridade científica. Ao integrar produção de conhecimento, prática educativa e compromisso ético, o programa reafirma a função social da universidade pública, contribuindo para a formação de cidadãos engajados e críticos. Nesse horizonte, enfrentar a desinformação não é apenas um dever acadêmico, mas um compromisso inegociável com a democracia e com a construção de um mundo mais humano e equânime.
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