A CONTRIBUIÇÃO DO APOIO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E AUTÔNOMA DOS INDIVÍDUOS

Autores

  • Tainara do Amaral Pereira da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Juliana Dias Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Tamara Caliandra Quadros Rabuske Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo
  • Ma. Jerusa Valquiria Welter Universidade Federal da Fronteira Sul/ Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Inclusão, Formação Docente, Aprendizagem, Monitoria

Resumo

Este presente relato trata-se de uma abordagem teórico-reflexiva, feita a partir de monitorias desenvolvidas no Setor de Acessibilidade do Campus Cerro Largo-RS. O Setor de Acessibilidade do Campus constitui um espaço essencial para o desenvolvimento de práticas voltadas à promoção da aprendizagem e ao fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes, sobretudo aqueles com necessidades especiais (TDAH; Dislexia; Deficiência Intelectual; Síndrome de Asperger; Autismo Infantil; Entre outros). As atividades realizadas no setor estiveram centradas no suporte aos alunos, especialmente por meio da monitoria, cujo papel foi direcionado à promoção da leitura crítica, ao aprimoramento das estratégias de concentração e ao incentivo à autonomia no processo de estudo. Os atendimentos possibilitaram a construção de um ambiente de diálogo e reflexão, em que os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas, superar dificuldades específicas e ampliar suas habilidades cognitivas e interpretativas. A partir da escuta atenta das demandas dos alunos, foram aplicadas metodologias ativas, privilegiando a participação e a construção conjunta do conhecimento. Entre as estratégias utilizadas, destacaram-se os recursos áudio/visuais, que potencializaram a compreensão textual e estimularam a análise e a interpretação de diferentes materiais.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Cerro Largo