A CONTRIBUIÇÃO DO APOIO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E AUTÔNOMA DOS INDIVÍDUOS
Palavras-chave:
Inclusão, Formação Docente, Aprendizagem, MonitoriaResumo
Este presente relato trata-se de uma abordagem teórico-reflexiva, feita a partir de monitorias desenvolvidas no Setor de Acessibilidade do Campus Cerro Largo-RS. O Setor de Acessibilidade do Campus constitui um espaço essencial para o desenvolvimento de práticas voltadas à promoção da aprendizagem e ao fortalecimento da formação acadêmica dos estudantes, sobretudo aqueles com necessidades especiais (TDAH; Dislexia; Deficiência Intelectual; Síndrome de Asperger; Autismo Infantil; Entre outros). As atividades realizadas no setor estiveram centradas no suporte aos alunos, especialmente por meio da monitoria, cujo papel foi direcionado à promoção da leitura crítica, ao aprimoramento das estratégias de concentração e ao incentivo à autonomia no processo de estudo. Os atendimentos possibilitaram a construção de um ambiente de diálogo e reflexão, em que os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas, superar dificuldades específicas e ampliar suas habilidades cognitivas e interpretativas. A partir da escuta atenta das demandas dos alunos, foram aplicadas metodologias ativas, privilegiando a participação e a construção conjunta do conhecimento. Entre as estratégias utilizadas, destacaram-se os recursos áudio/visuais, que potencializaram a compreensão textual e estimularam a análise e a interpretação de diferentes materiais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tainara do Amaral Pereira da Silva, Juliana Dias Pinto, Tamara Caliandra Quadros Rabuske, Ma. Jerusa Valquiria Welter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.

