A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DELITERATURA E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA ERA JESUÍTICA À LEI14.640/2023

Autores

Palavras-chave:

Educação integral; Políticas públicas; Lei nº 14.640/2023; Literatura; Contemporâneo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução da educação integral no Brasil, evidenciar os desafios e as contribuições da educação integral para a formação humana. A pesquisa parte da premissa de que a educação integral não apenas representa um princípio estruturante para a formação humana integral, mas também um mecanismo essencial para assegurar a equidade educacional, na medida em que busca superar desigualdades históricas e ampliar oportunidades de aprendizagem. Para tanto, é fundamental compreender sua trajetória histórica, seus fundamentos pedagógicos e as políticas públicas que possibilitaram sua consolidação no Brasil. Ademais, a Lei nº 14.640/2023 configura-se como um marco normativo relevante no cenário educacional contemporâneo, mas não pode ser analisada de forma isolada. Ela é resultado de um processo histórico iniciado desde o período jesuítico, percorrendo o período imperial, passando por reformas educacionais, programas, projetos governamentais e experiências pedagógicas. Esses dispositivos evidenciam que a educação integral tem raízes históricas e que as políticas públicas foram determinantes para a consolidação e reconfiguração da educação. A pesquisa adota abordagem qualitativa, com base em investigação bibliográfica e documental. A técnica de análise de conteúdo é utilizada para identificar como se constituiu as políticas públicas voltadas a educação integral no Brasil. Por meio do estudo teórico-documental, foi possível compreender a evolução da educação integral, desde suas origens no período imperial até a atualidade, considerando as políticas públicas educacionais que a orientam. Este estudo, em andamento, contribui e fornece subsídios para gestores, pesquisadores e formuladores de políticas, contribuindo para a implementação qualificada da educação integral, alinhada à equidade e à qualidade social.

Biografia do Autor

  • Drª. Sandra Simone Höpner Pierozan

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, com atuação no Curso de Pedagogia, na Especialização em Gestão Escolar e no Mestrado Profissional em Educação (PPGPE).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Políticas Educacionais. Vice-reitora eleita para mandato de (2023-2027), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Chapecó