A EDUCAÇÃO DIGITAL RETRATADA NO INSTAGRAM DAS ESCOLAS PARTICULARES DE ERECHIM: ESCOLA DO FUTURO E ESCOLA MAKER
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais; Informação; Educação Básica; Formação de Professores. Redes Sociais.Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida para a obtenção do certificado de conclusão de curso da Pós-Graduação Lato Sensu Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O tema central foi a educação digital, e, como problemática buscou-se analisar quais perspectivas dessa educação poderiam ser visibilizadas nas mídias sociais das escolas de educação básica privadas da cidade de Erechim. Essa tomada de decisão foi idealizada justamente por sua autora ser professora da rede privada e ter experiência com a disciplina de Pensamento Computacional, sabendo, portanto, o quanto a temática estava tendenciando novos aspectos educativos e formativos. Já a delimitação da rede se deu pelo fato de ser possível o reconhecimento da crescente busca das instituições particulares em destacar o tema em questão, tanto em eventos, quanto, e principalmente, em campanhas de matrículas. O objetivo geral buscava examinar de que forma a educação digital é desenvolvida para o público alvo das quatro escolas privadas da cidade em questão. Também foram analisadas as definições de educação digital, mídias sociais e como se visualiza na atualidade o envolvimento da educação com as mídias sociais, além de colher, analisar e interpretar o material na rede social Instagram. Para concretizar a escrita desses objetivos, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica com técnica de categorização apoiada em Bardin (2010), realizada a partir de postagens na rede social Instagram das escolas privadas destacas. Para endossar a pesquisa, a análise das postagens foi realizada em um período de seis meses, de agosto de 2024 a janeiro de 2025, priorizando o período em que as escolas geralmente enfocam a matrícula e rematrícula de estudantes. Das quatro instituições, apenas uma não apresentou postagens relacionadas com o tema desta pesquisa, levando em consideração alguns termos presentes nas legendas, imagens ou iconografia de modo geral, que versassem sobre educação digital, tecnologia, computação, criatividade e inovação. Após este destaque inicial e individual das postagens de cada escola, foi elaborada uma tabela de registro e análise, para facilitar a estruturação da pesquisa, bem como sua necessária revisão. Em seguida, foi possível identificar as percepções de cada escola e as percepções que contemplam ambas instituições. O embasamento teórico foi apoiado nas pesquisas de Buckingham (2020), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) e Resnick (2020). A análise das postagens possibilitou o surgimento de duas grandes tendências das escolas particulares de Erechim: a escola do Futuro e a escola Maker. Como produto final, projetou-se a ideia de um e-book, formulado a partir da participação de docentes em uma página do Instagram, na qual seria possível ao professor expor seus questionamentos por meio perguntas e comentários em postagens nessa rede, auxiliando outros docentes na busca de melhores e mais significativas práticas pedagógicas.
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