UMA PROPOSTA INTERACIONISTA PARA O ENSINO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL VARIÁVEL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO A PARTIR DE REELS
Palavras-chave:
Proposta de ensino; Concepção Interacionista; Análise Linguística; Variação Linguística; Concordância.Resumo
No ensino de línguas, as concepções teóricas das quais os professores partem definem o modo como estes vão abordar a língua em sala de aula (Geraldi, 2006). A concepção de linguagem como processo de interação analisa a língua em seus contextos reais de uso, considerando-a como um processo de interação humana, como defende o círculo de Bakhtin. Essa concepção está presente nos documentos oficiais de ensino como a BNCC, no entanto, ainda não se concretiza plenamente na escola. Devido a essas lacunas e levando em conta a importância de um ensino de língua portuguesa que valorize a diversidade linguística, desenvolveu-se, nos componentes de Morfossintaxe e de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, uma proposta de ensino sobre a concordância nominal variável em português brasileiro (PB). A construção da proposta se embasou em Costa-Hübes (2017), em que a autora apresenta uma tabela para analisar os gêneros discursivos seguindo a concepção interacionista. Esta parte da dimensão social/extraverbal do gênero para, posteriormente, a análise linguística, ou seja, os fatores textuais. Além disso, para ancorar a discussão sobre a concordância como um fenômeno variável em PB, compreende-se as análises de Gorski e Coelho (2009) e Brandão (2013). A pesquisa é qualitativa, com plano de geração de dados bibliográfico e se constitui de uma pesquisa-ação, visto que se identificou essa lacuna relacionada ao ensino de língua portuguesa e foi elaborada a proposta de intervenção, cujo foco foi a leitura e construção de sentidos de um reels, com a publicização da ação política da Deputada Ana Julia Ribeiro. No texto-enunciado, ela aparece entregando uma esteira de lixo para facilitar o trabalho da Associação de Catadores Automotores (ACA) do bairro Parolim, Curitiba. A proposta, então, foi organizada por etapas: primeiramente, a introdução ao texto-enunciado por intermédio de perguntas, levantando informações sobre o gênero e os elementos que o constituem. A segunda etapa é a reprodução do reels e a terceira se constitui de atividades relacionadas ao contexto de produção. Para esta etapa, desenvolveu-se atividades que levaram os estudantes a refletir sobre como o Reels é produzido, qual sua função, intencionalidade, como é repassada a imagem da Deputada e a proximidade com o público alvo, além de se compreender os membros da (ACA), sua região e importância. Já a última etapa é formada por atividades que abordam os usos variáveis da concordância nominal. Aqui, pode-se observar ocorrências variáveis da concordância nominal na fala da Representante da (ACA), como em “as baia”; “as costa” que se relacionam ao contexto de produção devido aos fatores extratextuais como nível socioeconômico, de escolaridade, bem como ocorre devido ao seu uso cotidiano, sendo um ambiente propício de variação, devido a questões como economia e informalidade linguística. Como se vê, os usos linguísticos que os falantes fazem no dia a dia estão intimamente relacionados com o contexto de produção em que estes estão inseridos, fator este que reitera a necessidade de um ensino de língua que parta da concepção de linguagem como forma de interação e que reconheça a variação presente no PB.
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Copyright (c) 2025 Fátima Petrazzini Grubler, Prof.ª Dr.ª Sabrina Casagrande, Prof.ª Dr.ª Andréia Cristina de Souza

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