FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA INSTITUCIONAL A PARTIR DA REALIDADE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Palavras-chave:
formação docente; educação profissional; desenvolvimento profissional; Institutos Federais.Resumo
A formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) constitui um dos maiores desafios contemporâneos para os Institutos Federais, tendo em vista as especificidades da docência nesse campo e a ausência, em muitos casos, de programas institucionais consolidados para o desenvolvimento profissional de seus professores. O presente estudo tem como objetivo propor um programa institucional de formação docente para a Educação Profissional no Instituto Federal Catarinense (IFC), fundamentado tanto na produção científica nacional quanto nas demandas formativas locais. A pesquisa ancora-se em uma perspectiva qualitativa e aplicada, visando não apenas mapear lacunas teóricas e práticas, mas também gerar uma intervenção concreta na realidade institucional. O problema que orienta a investigação pergunta como estruturar um programa de formação que considere as singularidades da docência na EPT e responda às exigências legais, pedagógicas e sociais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Metodologicamente, o estudo será desenvolvido em três etapas complementares: (i) realização de um estado do conhecimento sobre formação docente e programas de desenvolvimento profissional voltados à EPT, analisando teses, dissertações e artigos publicados no período de 2008 a 2024; (ii) elaboração de um diagnóstico institucional no IFC, por meio de análise documental (Planos de Desenvolvimento Institucional, Projetos Pedagógicos de Curso, regimentos, relatórios de gestão, diretrizes pedagógicas) e aplicação de questionários e/ou entrevistas com docentes e gestores, a fim de identificar demandas formativas, dificuldades pedagógicas e expectativas em relação à formação continuada; (iii) sistematização de uma proposta estruturada de Programa Institucional de Formação Docente, organizada em eixos, temáticas prioritárias, metodologias, estratégias de acompanhamento e diretrizes para sua implementação e continuidade. Espera-se que a pesquisa contribua para a consolidação de uma política institucional de valorização docente, fortalecendo a identidade pedagógica do IFC e ampliando a qualidade da formação ofertada. Ao mesmo tempo, almeja-se que o produto educacional resultante possa dialogar com outras experiências na Rede Federal, oferecendo subsídios para a construção de programas semelhantes em diferentes contextos multicampi. A relevância acadêmica e social do estudo decorre da possibilidade de articular teoria e prática em prol da melhoria da formação docente, atendendo às necessidades reais dos professores e da instituição, ao mesmo tempo em que dialoga com as discussões contemporâneas sobre políticas educacionais, desenvolvimento profissional e qualidade do ensino. Dessa forma, o projeto propõe uma intervenção fundamentada, crítica e viável, voltada à formação de professores da EPT no âmbito do Instituto Federal Catarinense.
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