ENTRE HISTÓRIAS, MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Palavras-chave:
PIBID, formação docente, práticas pedagógicas.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, conforme diretrizes do Edital nº 10/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem como finalidades incentivar a formação inicial de professores para a educação básica, valorizar o magistério e fortalecer a integração entre universidade e escola, articulando ensino, pesquisa e extensão. A problemática central está relacionada à necessidade de promover processos formativos que possibilitem ao licenciando vivências que o desafiem a planejar, desenvolver e analisar atividades didático-pedagógicas, a fim de construir uma identidade docente crítica, criativa e comprometida com a transformação social. Nesse sentido, o PIBID se apresenta como um espaço privilegiado para que os futuros professores compreendam a complexidade da docência, experimentem metodologias diversificadas e desenvolvam uma postura reflexiva diante dos desafios reais da educação básica. A metodologia adotada foi de caráter formativo, interventivo e reflexivo, pautada na observação participante do contexto escolar, no planejamento coletivo com os professores supervisores e na aplicação das atividades didático-pedagógicas. Entre as atividades, destacam-se: a raspadinha da matemática, recurso didático que favoreceu o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em uma perspectiva dinâmica e motivadora; as atividades de reciclagem e educação ambiental, que estimularam a consciência crítica e valores de cidadania e responsabilidade social; e a contação de histórias associada à produção de desenhos, experiência que fortaleceu a imaginação, a linguagem artística e o incentivo à leitura como ferramentas de aprendizagem. A análise das atividades desenvolvidas evidencia que o planejamento detalhado, a execução criativa e a avaliação sistemática das propostas contribuíram não apenas para a aprendizagem dos estudantes da educação básica, mas também para o aprofundamento da formação docente da licencianda. A vivência desses processos formativos permitiu a construção de conhecimentos essenciais ao exercício da docência, como a capacidade de refletir criticamente sobre a prática, adequar estratégias às necessidades dos alunos, avaliar resultados e aprimorar propostas pedagógicas. Assim, o PIBID reafirma sua relevância como política pública que fortalece a relação entre universidade e escola, promove a inovação metodológica e oferece aos futuros professores oportunidades reais de crescimento profissional, consolidando uma formação inicial crítica, contextualizada e socialmente engajada.
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