OFICINA FAUNA DA FLORESTA COM ARAUCÁRIA
Palavras-chave:
Educação Ambiental (EA); Araucária; Mamíferos; Preservação; Mata Atlântica.Resumo
OFICINA FAUNA DA FLORESTA COM ARAUCÁRIA
SANTOS, M. [1] ; MATTOS, T. N. S.[1];CARVALHO, T. A.[1]; ANDRADE, D.[1]; VELHO, T. M.[1]; FREIRE, J. A. [1]; BROCARDO, C. R.[2].
A cobertura de vegetação nativa na Floresta com Araucária foi reduzida em quase 90% de sua área original, o que causou grande impacto sobre à biodiversidade e manutenção ecossistêmica. Dentre os grupos biológicos afetados destaca-se a fauna de vertebrados, que sofreu com a perda e fragmentação de habitat, degradação ambiental, com a caça e a perseguição humana. Diversas espécies de vertebrados estão ameaçadas de extinção, e a perda destas espécies impacta igualmente suas funções ecológicas, desregulando o funcionamento dos ecossistemas. Deste modo, ações conservacionistas são fundamentais para a preservação e a recuperação destas populações de vida silvestre. Uma das frentes para conservação consiste na educação científica e ambiental, com práticas que despertem no público o engajamento e simpatia frente a convivência com a fauna nativa. Com o objetivo de educar cientificamente, no âmbito do projeto de extensão “Projeto Pinheiro do Paraná: semeando florestas e saberes”, foi desenvolvida a oficina “Fauna da Floresta com Araucária” voltada ao público escolar. Entre novembro de 2024 e julho de 2025 foram recebidos alunos de oito escolas, provenientes dos municípios de Realeza, Ampére, Boa Vista da Caroba e Nova Prata do Iguaçu. A oficina foi desenvolvida por discentes do projeto nas dependências do Laboratório de Zoologia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. A oficina consistia em uma fala inicial sobre a Floresta com Araucária e sua fauna, utilizando imagens e vídeos projetados com multimídia, e em seguida por uma prática onde os alunos tinha contato com espécimes da fauna preservados (taxidermizados e em meio líquido) da coleção didática do laboratório. Como resultado o projeto atingiu um público de cerca de 300 escolares, além dos professores que acompanhavam as turmas, contribuindo com a educação dos mesmos. Pode-se perceber que o uso de peças biológicas preservadas aguçou o interesse dos escolares sobre o tema, assim sendo uma prática recomendada. Com as oficinas espera-se ter contribuído com a formação científica e cidadã dos alunos frente à conservação da biodiversidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental (EA); Araucária; Mamíferos; Preservação; Mata Atlântica.
Área do Conhecimento: 1.1.2 Ciências Biológicas
Origem: Extensão
Instituição Financiadora/Agradecimentos: Fundação Araucária.
Aspectos Éticos: não se aplica
[1]Mariana Santos. Acadêmica de Medicina Veterinária. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. marian.santos@estudante.uffs.edu.br
[1]Tainara Natalia dos Santos Mattos. Acadêmica de Medicina Veterinária. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. tainaramattos2612@gmail.com
[1]Theony Alfredo Carvalho. Acadêmico de Nutrição. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. theoalfredocarvalho@gmail.com
[1]Darilene Andrade. Graduada em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. darilene.andrade@estudante.uffs.edu.br
[1] Thais Mendes Velho. Graduada em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. velho25@hotmail.com
[1] Josiane de Almeida Freire. Acadêmica de Ciências Biológicas. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. josianealmeidafreire@gmail.com
[2] Carlos Rodrigo Brocardo. Docente do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal da Fronteira Sul campus Realeza. carlos.brocardo@uffs.edu.br
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