Diversidade em ação: promoção da inclusão, saúde e bem-estar na comunidade acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Diversidade cultural; Inclusão social; Promoção da saúde; Ambiente acadêmico; Bem-estar.

Resumo

O ambiente universitário deve se constituir como um espaço plural, democrático e inclusivo, capaz de acolher diferentes expressões de identidade e enfrentar preconceitos que comprometem a permanência estudantil e a qualidade de vida da comunidade acadêmica. Nesse contexto, o programa de extensão “Diversidade em Ação: Promoção da Inclusão, Saúde e Bem-estar na Comunidade Acadêmica”, vinculado ao edital “UFFS sem Preconceitos”, surge como uma iniciativa institucional voltada ao fortalecimento da cultura de respeito à diversidade e ao enfrentamento das desigualdades no campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul. O programa terá duração de 24 meses e será desenvolvido de forma multidisciplinar, contando com a participação de docentes, técnicos-administrativos, estudantes bolsistas e voluntários, além de convidados externos. As ações previstas incluem: (i) realização de eventos de extensão, como palestras, rodas de conversa e oficinas; (ii) produção e disseminação de materiais educativos e informativos sobre diversidade e combate ao preconceito; e (iii) criação de grupos de apoio voltados ao acolhimento e valorização das diferenças. Com o objetivo de analisar as percepções da comunidade acadêmica sobre as temáticas prioritárias e as ações consideradas relevantes para o desenvolvimento do programa, de modo a alinhar suas práticas às demandas locais e fortalecer a promoção da inclusão, saúde e bem-estar no contexto universitário, foi aplicado, em etapa inicial, um formulário eletrônico de sondagem junto à comunidade acadêmica. O instrumento buscou identificar demandas, expectativas e formatos de atividades considerados mais pertinentes pelos participantes. O formulário obteve 35 respostas, que apontaram como prioritárias as temáticas relacionadas ao racismo, sexismo, capacitismo, LGBTfobia, discriminação por classe social e etarismo, entre outras formas de preconceito. Em relação às metodologias de trabalho, destacou-se a preferência por palestras com especialistas, seguidas de rodas de conversa, de modo a favorecer o diálogo e a troca de experiências. Seguindo essa indicação, a primeira ação do programa adotou esse formato, com uma exposição inicial conduzida por uma especialista da área, seguida de roda de conversa. A atividade contou com a participação aproximada de 20 pessoas, além da equipe do programa. Observou-se maior envolvimento dos presentes na escuta do que na fala, o que reforça a necessidade de estratégias pedagógicas participativas que estimulem a expressão dos diferentes sujeitos e ampliem o engajamento coletivo. Assim, considera-se que o programa Diversidade em Ação representa um passo relevante para a consolidação de uma cultura universitária comprometida com o respeito às diferenças, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade. A pesquisa inicial mostrou-se fundamental para alinhar as ações às demandas da comunidade acadêmica, contribuindo para a pertinência e a efetividade das iniciativas, além de indicar caminhos para ampliar a participação e fortalecer a construção de um espaço acadêmico mais equitativo e acolhedor.

Biografia do Autor

  • Rosane Paula Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduada em fisioterapia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2011). Pós-graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2012). Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica: Uroginecologia Funcional pela Faculdade Inspirar (2017). Mestre em Envelhecimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF (2014). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - PPGCS (2022). Atuou como fisioterapeuta no NASF na prefeitura de Erval Grande e como fisioterapeuta pélvica e obstétrica em clínica particular. Atuou como pesquisadora e docente no curso de fisioterapia da Unochapecó. Atualmente é docente adjunta do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É líder do Grupo de pesquisa, ensino e extensão em Saúde Coletiva (UFFS), ainda participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Saúde, Mulher e Gênero (UFFS). Estuda temáticas relativas a Saúde Coletiva, Envelhecimento Humano e Saúde da Mulher.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó