A RELAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS COM A CRIAÇÃO DE DIVERSOS MALEFÍCIOS, PROBLEMAS PSICOLÓGICOS E A DIMINUIÇÃO DO INTERESSE PELO ESTUDO NO PÚBLICO JUVENIL

Autores

  • Rafael Zeni Loregian Colégio Estadual Sananduva
  • Graziela Betoni Prando
  • Orildo Carlos Bassoli
  • Sonize Lepke

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Psicologia, Fraude, Desinformação

Resumo

O presente artigo possui como tema os malefícios causados pelo uso excessivo ou indevido da tecnologia de Inteligências Artificiais, sendo tais problemas aumento da ansiedade e da depressão, além de problemas como desinformação, fraude, plágio e falta de interesse pelos estudos. O principal objetivo desta pesquisa é evidenciar esses problemas e demonstrar que mesmo que a IA seja uma ferramenta muito útil no dia a dia, existem também riscos em usá-la. Além disso, dentro do artigo foi feita uma pesquisa sobre o funcionamento dessa nova ferramenta demonstrando todo o seu funcionamento e a ciência por trás dos meios que compõem a consciência artificial e seus algoritmos. O presente estudo foi proposto na disciplina de Iniciação Científica, como uma atividade de pesquisa interdisciplinar, do Colégio Estadual Sananduva. A pesquisa foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, retirando-se informações pertinentes de matérias, notícias, sites, opiniões de profissionais e principalmente de outros artigos científicos publicados sobre esse assunto. Também, foi realizada uma pesquisa de campo onde se obteve respostas de jovens de 15 a 18 anos que estudavam do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Sananduva. As respostas foram adquiridas através de um formulário disponibilizado pelo WhatsApp do colégio. Através dessas respostas foi possível obter um parâmetro sobre o conhecimento e a utilização da IA pelos 51 alunos que responderam ao formulário. Com base nos resultados obtidos foi possível perceber que grande parte dos alunos utiliza essa ferramenta com frequência e que quase todos os que utilizam tendem a usar para os estudos, com muitos deles buscando respostas para as perguntas sobre as atividades e sobre a matéria por meio das inteligências artificiais. De modo similar, muitos estudantes possuem 4 ou mais horas de tela diariamente, mesmo tendo conhecimento dos malefícios que esse uso excessivo pode causar. Com base nos dados apresentados é possível se perceber uma alta conectividade e grande uso de tecnologia que vem junto com essa nova geração, portanto é de extrema importância ter conhecimento sobre os problemas que essa hiperconectividade pode causar.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim