FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS: RELATO DE UMA OFICINA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS
Palavras-chave:
Informações Falsas , Educação Básica , Pensamento crítico , DesinformaçãoResumo
Este relato de experiência apresenta a oficina “Desvendando as Fake News”, realizada com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Concórdia/SC, no primeiro semestre de 2025. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico dos estudantes frente às notícias falsas, estimulando-os a identificar, questionar e combater a desinformação. A trabalho utiliza-se do uso da oficina como ferramenta metodológica de pesquisa. A proposta pedagógica partiu da compreensão de que o fenômeno das fake news representa um dos maiores desafios contemporâneos para a educação básica, pois compromete a construção do conhecimento e a formação cidadã. Como afirma Freire (1996), a leitura crítica do mundo é tão necessária quanto a leitura da palavra, e, nesse sentido, torna-se essencial que a escola prepare os estudantes para analisar e questionar informações que lhes chegam de diferentes meios e formas. Estudos sobre educação midiática (CERIGATTO, 2022; FANTIN, 2017) também destacam a importância de inserir práticas pedagógicas voltadas à compreensão do funcionamento da mídia e à apropriação crítica das linguagens digitais, favorecendo a autonomia intelectual e a responsabilidade social de crianças e adolescentes. A oficina foi organizada em cinco momentos articulados: (1) acolhida e introdução, na qual os alunos relataram experiências pessoais com notícias falsas recebidas em redes sociais; (2) exposição dialogada sobre o conceito de fake news, seus objetivos e formas de circulação; (3) dinâmica em grupo “Verdadeiro ou Falso?”, em que os estudantes analisaram manchetes reais e fictícias, discutindo critérios de credibilidade; (4) apresentação de ferramentas e dicas para checagem de informações, como uso de buscadores, sites de fact-checking e análise da linguagem; e (5) encerramento com roda de conversa, em que cada estudante compartilhou estratégias de enfrentamento à desinformação. Durante a atividade, os alunos destacaram a frequência com que utilizam redes sociais, bem como a naturalidade do compartilhamento de postagens entre colegas e familiares, muitas vezes sem checagem prévia. Esse aspecto revelou a relevância da oficina, que aproximou a prática escolar da realidade cotidiana dos estudantes. Ao final, foi realizada uma avaliação coletiva, na qual os participantes indicaram que a atividade foi importante, que o tema era atual e necessário, e sugeriram dar continuidade ao trabalho por meio da criação de cartazes e campanhas de conscientização dentro da escola. A experiência evidenciou-se como uma prática pedagógica enriquecedora, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes, destaca a importância da escola na promoção da educação midiática, como forma de fortalecer a cidadania crítica e combater a desinformação que fragiliza a democracia e o direito à educação de qualidade. Além disso, trata-se de uma ação replicável em outros contextos, podendo ser incorporada ao currículo de forma interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Freixiela Hernandez, Stênio Severino da Silva, Sirlei Stallbaum Klein, Almir Paulo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

