PARA ALÉM DO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E SABERES DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA

Autores

  • Luana Rotta Confortin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Salete Loss

Palavras-chave:

Estágio em Docência, Formação de Professores, Ensino Superior, Saberes da Experiência

Resumo

O Estágio em Docência, previsto no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, configura-se como uma experiência formativa significativa, especialmente ao permitir que os mestrandos atuem no ensino superior e estabeleçam relações entre a teoria e a prática. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que visa refletir sobre as potencialidades e os saberes construídos ao longo da participação no componente curricular “Estágio em Anos Iniciais do Ensino Fundamental I”. Essa vivência possibilitou não apenas a atuação colaborativa junto aos estudantes da graduação em Pedagogia, mas também a (re)significação da própria trajetória acadêmica e profissional da autora enquanto educadora dos anos iniciais. A experiência foi marcada por trocas ricas e afetivas com os licenciandos, possibilitando compreender suas trajetórias pessoais e motivações, ao mesmo tempo em que se reafirmava a escolha e o compromisso com a docência. Os momentos de orientação se destacaram como espaços de escuta, diálogo e incentivo à construção crítica do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento das competências pedagógicas necessárias à atuação no campo educacional. Nesse contexto, foi possível contribuir com sugestões práticas, especialmente por já atuar na Educação Básica, fortalecendo a compreensão sobre os estágios obrigatórios nos anos iniciais e sobre a importância dessa etapa para a formação integral das crianças. O objetivo deste trabalho é evidenciar como o estágio em docência vai além da observação e da prática em sala de aula, sendo um espaço para a reflexão sobre a formação docente e sobre a inserção no campo do ensino superior como possibilidade de atuação futura. Para tanto, a pesquisa adota uma abordagem exploratória, de caráter qualitativo, com base nos aportes teóricos de Ostetto (2008), Vasconcelos (2019), Loss e Souza (2020) e Nóvoa (2023), os quais abordam a construção da identidade docente, a formação reflexiva e o estágio como espaço de aprendizagem profissional. As reflexões resultantes da experiência indicam que o estágio em docência promove o entrelaçamento entre o saber acadêmico e a vivência pedagógica, ampliando os horizontes formativos dos mestrandos e contribuindo para uma compreensão mais sensível, crítica e integrada da docência. Assim, conclui-se que o Estágio em Docência no ensino superior ultrapassa a dimensão técnica da prática pedagógica e se consolida como um espaço de aprendizagem profissional, de ressignificação pessoal e de ampliação dos horizontes formativos.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim