DO DESCARTE À CRIAÇÃO: FRATERNIDADE E ECOLOGIA EM EVIDÊNCIA
Palavras-chave:
Educação ambiental, Internacionalização, Ecologia IntegralResumo
A contemporaneidade, marcada por desafios ambientais globais sem precedentes, exige uma reavaliação profunda da nossa relação com a natureza. Neste contexto, projetos de investigação desenvolvidos nos Anos Iniciais, que abordem temáticas que partam de problemas reais, transcendem a mera transmissão de conteúdos científicos e emergem como ferramentas pedagógicas fundamentais para a formação de cidadãos críticos, éticos e capazes de intervir de forma positiva na realidade. O presente trabalho trata-se de um relato do Projeto Pedagógico realizado pelas turmas de 4º ano do Colégio Marista Medianeira de Erechim/RS, que provocou reflexões sobre dignidade humana, reaproveitamento de resíduos e o poder transformador da arte. O objetivo é promover o cuidado, a reflexão e o respeito a dignidade humana enquanto movimento da fé, ciência, arte e ecologia em práticas de ensino e aprendizagem. O Projeto foi inspirado na Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é Fraternidade e Ecologia Integral e possui como lema “Deus viu que tudo era muito bom”. A proposta uniu arte, reflexão crítica, intercâmbio cultural e experiências práticas em torno do cuidado com a Casa Comum, o nosso Planeta Terra. O início do desenvolvimento do projeto se deu com a exibição do documentário “Lixo Extraordinário”, que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de materiais recicláveis no Rio de Janeiro. A partir dessa vivência, os estudantes reproduziram obras artísticas inspiradas no artista, utilizando materiais recicláveis e explorando novas formas de expressão estética e consciência ambiental. Na sequência, cada turma elaborou questões norteadoras relacionadas à temática do lixo, reciclagem e sustentabilidade, para que essas questões fossem enviadas à Universidade de Toronto (Canadá), por meio de uma ação de internacionalização que proporcionou o diálogo intercultural sobre diferentes realidades de descarte, separação e reaproveitamento de resíduos. O retorno vindo do Canadá possibilitou às crianças compreenderem como o tema é tratado em outro país, ampliando seu olhar sobre os desafios globais da Ecologia Integral. O projeto também contemplou visitas a galpões de reciclagem, onde os estudantes puderam observar o funcionamento do processo, ouvir trabalhadores e compreender a importância social, econômica e ambiental desse trabalho na cidade de Erechim/RS. Após as visitas, as turmas realizaram momentos de socialização coletiva, compartilhando as principais percepções e reflexões. O impacto do projeto foi perceptível, pois os estudantes ampliaram seu repertório cultural, desenvolveram consciência crítica e socioambiental, fortaleceram a responsabilidade cidadã e compreenderam que o cuidado com a Casa Comum é uma tarefa coletiva. Além disso, a experiência de internacionalização permitiu que as crianças se percebessem como protagonistas de um diálogo global, conscientes de que suas atitudes locais estão conectadas a desafios universais. Mais do que um projeto pedagógico escolar, a experiência se tornou um movimento artístico e espiritual que uniu fé, ciência, arte e ecologia. Demonstrou que, quando crianças e educadores caminham juntos em torno de valores como fraternidade, solidariedade e cuidado integral, é possível gerar transformações significativas que ultrapassam os muros da escola e alcançam a comunidade e o mundo.
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